Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 89. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

TRONG> 

O componente

O skmMenu é um componente open source utilizado para a criação dos menus em aplicações ASP.NET. Primeiramente, baixe o componente, através do site do projeto (www.skmmenu.com), usando o menu Getting Started>Download. Baixe a versão Binary, que já vem compilada. Até a data de criação deste artigo, a última versão era a 2.2. Para fazer o download, clique em skmMenu Version 2.2 Binaries. Salve o arquivo em algum local no seu computador e descompacte-o.

Feito isso, proceda agora com a instalação do componente no Delphi e sua adição na aplicação de exemplo. Para isso, no Delphi, vá até o menu Components>Installed .NET Components e na aba .NET Components clique em Select an Assembly. Na caixa que se abrirá, vá até o diretório onde o arquivo foi salvo e selecione o skmMenu.dll.

Agora, encontre o componente na lista e assegure-se que a caixa de seleção a sua frente está marcada, como na Figura 1. Caso essa caixa de seleção estiver desmarcada, o componente não aparecerá na paleta de componentes.

 

img

Figura 1. Instalação do skmMenu

 

Feito isso, clique em OK. Nesse momento, na Tool Palette, haverá um componente chamado Menu, como pode-se observar na Figura 2. Esse é o componente que acabou de ser instalado e que será utilizado para a criação dos menus. Clique no Menu e arraste-o para o formulário.

 

img

Figura 2. Componente instalado na Tool Palette

 

Principais propriedades

Veja agora as principais propriedades do componente, que visam definir, entre outras coisas, a sua aparência e o comportamento:

·         Layout: define o layout horizontal ou vertical;

·         Font ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo