É um dos recursos interesantes que o SQL SERVER possui, tal recurso é muito importante quando queremos ser pró-ativo no nosso dia à dia.  O SQLMail  enviar mensagens caso ocorra algum problema em algum processo de background quando configurado junto com um job e esse recurso foi adicionado apartir da versão 2005 da ferramenta SQL SERVER.

E para o envio das mensagens utiliza o protocolo SMTP (SIMPLE MAIL TRANSFER PROTOCOL), onde para que seja enviada as mensagens faz necessario criado um profile(PERFIL) ou perfil, onde podemos criar grupos para determinada ação onde podemos  ter varias contas de email associado ao um profile a associação de uma conta ao profile é muito parecida com o do gerenciado de mail.

Esse profile pode ser Publico, onde os usuario teram permições de enviar mensagens ou modo Privado onde os usuario podem gerenciar o perfil adicionando ou removendo conta de email. Para ativa SQLMAIL basta executar os seguite comandos abaixo.

#Ativando as opções avançado da nossa instancia sem ela não conseguiremos ativar o serviço  do SQLMAIL

EXEC sp_configure 'SHOW ADVANCED OPTIONS',1

#Reconfigurado serviços da instancia

RECONFIGURE WITH OVERRIDE

#Ativando o serviço de database na instancia

EXEC sp_configure 'Database Mail XPs', 1

#Reconfigurando serviços da instancia

RECONFIGURE WITH OVERRIDE

 

Após feito os passos acima iremos agora criar o profile utilizado a interface grafica:

1º Clique na opção Management da aba Object Explorer

2º Clique com o botão direito em cima da opção database mail, após clique em configure database mail

Obs.: Após feito os passos acima será aberto um wizard clique em proximo e será aberta para você para selecionar a tarefa de configurações, como é nossa primeira vez iremo marca a primeira opção, para que pode-semos criar uma nova conta ou profile.

3º Na próxima tela que será mostrada coloque o nome do profile e coloque uma descrição do seu profile e click no botão adicionar(Add).

4º Na próxima tela que será mostrada para você se você ja configurou um cliente de email muito parecida

5º Na próxima tela iremos remever o profile criado agora iremos finalizar.