Esta é uma pergunta que as pessoas fazem quando já estão inseridas no mercado de trabalho. Muitas hesitam ou procrastinam nesse momento de transição por estarem em uma aparente zona de conforto.

A estabilidade financeira não está na função que você exerce em um determinado momento, mas sim na oferta de possibilidades que o mercado não consegue suprir por falta de mão de obra qualificada. A programação prova isso o tempo todo.

estabilidade financeira

Assim como aprender a dirigir tem como consequência a movimentação daquilo que estava parado, aprender a programar e mudar de carreira tem como consequência a estabilidade financeira.

Neste artigo ficará notório como que pessoas saem da inércia do seu trabalho, onde estavam insatisfeitas, e migram para a carreira que mais cresce no mercado, que é de desenvolvedor, conseguem atingir os objetivos em médio e curto prazo, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento nos estudos e no plano de carreira.

Como perceber que não está nada bem na minha atual carreira?

O salário não estica

A realidade de uma pessoa adulta no Brasil com responsabilidades que não admitem atrasos e com dependentes em seu entorno é um recorte da vida que assusta muitos. Para alguns, mesmo que consigam concluir uma faculdade, realizando um sonho em trabalhar em um escritório, exercendo funções administrativas, em uma construtora, e outras profissões visadas no mercado, o medo da instabilidade está sempre presente, devido ao número elevado de candidatos àquela vaga.

Mesmo chegando no topo da sua profissão após longos anos de atuação, a sua vaga sempre será cortejada por alguém que aceita fazer a mesma coisa por um salário menor. No fim do mês se verifica que o salário ganho não é compatível com a demanda da casa. Todos os meses a conta sempre está no vermelho, embora fazendo cortes necessários, o dinheiro não estica.

Mudar de Carreira neste Momento da vida Vale a Pena?

Este é o momento de procrastinação e hesitação de muitas pessoas quando pensam na possibilidade de transição de carreira. Na verdade, o que elas precisam é do incentivo e do caminho certo para começar este processo. E para dar esse auxílio nesta trajetória, se faz necessário responder algumas perguntas básicas:

  • Precisa de faculdade?
    Não. Para migrar para a programação basta se matricular em curso bem articulado e direcionado.
  • Demora aprender programação?
    Não. Na verdade, quem inicia este processo de aprendizagem já começa a elaborar pequenos projetos logo no início do curso.
  • Tem limite de idade?
    De forma alguma. Temos depoimentos de pessoas que aprenderam programação na terceira idade e foram abraçadas pelo mercado de trabalho.
  • Precisa deixar de imediato o trabalho?
    Não. É um processo lento e gradual. É possível se manter ainda no trabalho atual e pegar alguns projetos por fora. Desta maneira, você torna o seu portfólio mais atraente.
mudança de carreira

Certamente, para uma pessoa que não está inserida na realidade da programação, as respostas para essas perguntas seriam uma mudança na percepção de mercado no mundo digital.

Você pode mudar de carreira, mas para a certa. Por pouco tempo de dedicação diária, com pouca teoria e muito mais prática é possível e real esta possibilidade.

Jovens ganhando mais

Seria pelo fato de serem jovens ou é o próprio modo de operar do mundo da programação? Esta pequena preocupação passa pelos pensamentos de muitos e acaba se tornando um entrave na hora de dar um passo na direção certa. Talvez seja um dos obstáculos mais comuns que impede uma pessoa mais experiente de se tornar programador. Por que só ficar olhando da "janela" da estagnação financeira aqueles jovens profissionais da programação com salários bem acima da média do brasileiro? Este mundo digital e das oportunidades não é só dos jovens. Pessoas mais experientes estão ingressando neste mercado e transformando suas vidas e dos seus familiares.

A conquista de espaço no mercado vem com a dedicação e profissionalismo, isso só por você está aqui lendo este artigo, dar para ver que você tem de sobra.

O caminho da transição de carreira

Como não perder o foco no objetivo?

Quando estiver no processo de aquisição de conhecimento, não se deixe abater pelo desânimo. Precisa sempre ter em mente que há uma quantidade considerável de vagas esperando por você. Cada exercício finalizado é uma etapa superada neste processo. Nunca deixe de lembrar disso: enquanto você estuda novas vagas estão surgindo e a escassez de profissional neste segmento é muito grande. Saber se posicionar no mercado e ter senso de responsabilidade são fatores cruciais para o seu bom desenvolvimento no seu processo de transição de carreira.

Dar para aprender programação antes do início da transição de carreira?

Isso é o questionamento que muitos fazem. Em qualquer ambiente, no horário do almoço, indo para o trabalho, ou voltando para casa, você já consegue dar os primeiros passos na sua carreira de programador.

Com pouca teoria e mais exercícios, o processo de aprendizado se torna mais eficaz e dinâmico. Além disso, com códigos introdutórios já se consegue ver os frutos dos seus estudos já no início do curso. Ao evoluir nos seus estudos as possibilidades de execução de pequenos projetos aparecem naturalmente.

estude em qualquer lugar

O mercado se abrirá para quem está fazendo a transição de carreira agora?

Decisão correta

A transição de carreira é o marco na transformação de perspectiva de ganhos financeiros e qualidade de vida não só para quem faz, mas para toda a sua família. Quem abraça o mercado do mundo da programação (não importa em qual momento da vida) é ao mesmo tempo abraçado por ele.

A migração de carreira é um passo gigante. Na prática, isso não significa, de modo engessado, que você precisa sair do seu emprego antigo, na verdade, se for a sua realidade, poderá conciliar ambos, claro, de acordo com seus objetivos e da disponibilidade de tempo para entregar os projetos. O mercado de trabalho não somente se abrirá, mas te chamará. Lembra, a escassez por profissional qualificado é muito grande.

Neste processo de qualificação para a sua transição de carreira, a DevMedia tem o melhor direcionamento, além de ser a empresa pioneira no ensino de programação, ela dá o norte para quem quer seguir esta carreira.

Não parar de evoluir na sua transição de carreira

Todos que fizeram este processo de transição de carreira estão imensamente satisfeitos com a nova profissão, não param de evoluir. Na maioria das vezes querem se tornar um programador Full Stack para não deixar nenhuma oportunidade passar e nem dinheiro na mesa. Mais de 100.000 (cem) mil alunos tornaram-se referência no mercado de trabalho.

No que diz respeito à transição de carreira para a programação não existe espaço para frustração financeira, muito pelo contrário, quanto maior for o empenho e a dedicação nos estudos maior será o retorno em curto e médio prazo.

Me diga, por que você ainda não está programando? Com certeza você não curte ganhar pouco e sem possibilidade de crescimento!! O que está esperando para mudar isso agora? Faça você também a sua transição de carreira.