Uma outra opção que acho muito interessante no IB Expert, é a de extrair dados do banco de dados. Nesta opção poderão ser extraídas as informações do banco, como por exemplo, a estrutura de uma tabela, estrutura de várias tabelas combinadas, ou apenas os dados registrados. E o melhor ainda, é que isso pode ser realizado de forma bem simples, pois a ferramenta disponibiliza um formulário bem interativo para isso, que poderá ser acessado através do menu principal em Tools -> Extract Metadata.



Observe que no topo do formulário tem o nome do banco de dados em uso e logo mais a direita tem um combo “Extract to” onde poderemos selecionar o tipo de saída. O padrão é “File” que indica que será criado um arquivo com extensão SQL. Logo abaixo do combo tem um campo File name onde deverá ser informado o caminho onde será criado o arquivo e nome para o mesmo.

 

Abaixo campo File Name tem um conjunto de abas onde selecionaremos o tipo de informação que desejamos extrair.

Logo na primeira aba Meta Objects poremos selecionar a estrutura do banco de dados para extrair dados, como por exemplo podemos selecionar apenas os Domains ou as tabelas ou as procedures.

 

Poderá ser selecionada também, toda estrutura simultaneamente, bastando para isso marcar a caixa Extract all.

 

Já na aba Data tables, será listado todas as tabelas existentes no banco de dados para que seja selecionados as que se deseja extrair os dados dos registros das mesmas.

 

Feito a seleção dos dados que se deseja extrair, basta clicar no botão  localizado no topo da tela, para iniciar o processamento.



Anterior                                                                            Próximo