Concluindo este artigo, vou comentar sobre a funcionalidade para criação de uma documentação do banco de dados usando o IBExpert. Acho a criação desta documentação muito importante, pois através da mesma podemos verificar toda a estrutura do banco de dados sem necessitar realizar o acesso ao mesmo. Vamos imaginar que você precise divulgar a estrutura do banco de dados para um determinado motivo, mas não quer correr o risco de que sejam alterados os dados deste banco. Gerando estes arquivos de documentação você estará resolvendo este problema.

 

Para acessar esta opção, basta clicar em Tools -> Generate HTML Documentation, Informe o path onde serão gerados os arquivos html’s em Output Directory.

Observe na figura abaixo que você poderá selecionar os itens do banco de dados para o qual deseja gerar a documentação, ou então marcar a opção Include all objects, para gerar a documentação de toda estrutura de dados.

 

Para processar os dados clique no botão img e aguarde o termino das operações.

img

O IbExpert é uma poderosa ferramenta para se trabalhar com o banco de dados Interbase e Firebird, e neste arquivo procurei ilustrar apenas algumas daquelas que acredito ser bastante úteis no dia a dia dos usuários desta estrutura.

Dentro desta ferramenta há uma extensa variedade de funções para auxiliar no uso de seu banco de dados, como por exemplo, validação, recuperação, manutenção, etc...

Para quem deseja conhecer a fundo estes recursos, poderá encontrar melhores informações na documentação online do aplicativo pressionando a tecla F1.

 

 

Anterior