3DS MAX - Efeito Alpha no 3D Studio

por: Paulo Pires

Estarei escrevendo nesse artigo um assunto muito legal e muito interessante que poderá servir para qualquer projeto futuro. A aplicação do alpha é necessário quando a gente quer colocar um logotipo num cenário 3D e fazer sobra nesse logotipo de forma "arredondável". Mão na massa!

Para o exemplo coloquei disponivel as figuras para ficar mais prático e útil o nosso artigo.

LeafGreen.jpg

Leafo.gif

Vamos fazer o nosso cenário básico. Com o 'plane' do 3D, fazeremos o chão e uma camada aonde ficará a figura e uma luz no top(para fazer a sombra). Conforme a figura a seguir:

Blz!!! Agora vamos no "material Editor"(tecla de atalho 'M'), escolha qualquer bola e no sub-menu "MAPS" clica no "Nome" do ´Diffuse Color´e aparecerá uma janela e clica no "Bitmap". Uma nova janela aparecerá na tela, procura o arquivo chamado "LeafGreen.jpg"(caso vc não tenha esse arquivo; deixei disponivel no link em cima, é só fazer o download). E clicar em Abrir.

OK! Clica no botão chamado "Go to Parent" para voltar para o 'menu principal'.

Aplica a figura no plane que vai ficar sobreposta do chão.

Ao renderizar a imagem ela vai ficar assim:

Agora, vamos aplicar o efeito alpha, mesmo esquema de cima, no "material Editor" procura o "MAPS" e enves de clicar no "nome" do Diffuse Color, vamos clicar do "Opacity", solicita o "Bitmap" e procura o arquivo "Leafo.gif"(tb deixei o arquivo para dowload).

Ao renderizar a imagem ela vai ficar assim:

; )

BLZ!!! Vc pode estar percebendo que a sobra projeta da folha está quadrada, do mesmo modo do plane que a gente colocou a figura. Clica na luz que vc criou para o cenário e altera a configuração da luz. Do modo que ela fica assim:

Renderizando de novo, a imagem ela vai ficar:

Show!!! Heim!!! Espero que vc´s tenha conseguido fazer esse artigo sobre "Efeito Alpha no 3D", qualquer dúvida manda um e-mail ou deixa a pergunta no forum do site....