Hoje viemos te dar 9 dicas para se tornar um programador top, tirando maior proveito da tua carreira de programador. São dicas para também te ajudar a conquistar seus objetivos mais rápido.

1ª dica: Tenha foco e objetivo

Defina primeiro uma área de atuação - sem essa de querer ficar atirando para todos os lados! Muita gente quando começar a programar, fica perdido e não sabe o que quer fazer. Então começa a ver um pouquinho de tudo e não faz nada!

Quando você não tem objetivo não chega a lugar nenhum!

Por exemplo, se você quer seguir na área da programação front-end, foca nisso! Muda de área só quando for um bom programador front-end. Mas não precisa dominar todo o front-end, até porque é muito grande e não conseguimos dominar tudo.

Consolida o conhecimento, monte os seus projetos em front-end para depois escolher uma outra carreira para evoluir.

2ª dica: Inicie com o básico

Isso serve para quem está iniciando como programador e também para quem já tem experiência e está aprendendo uma nova tecnologia. Seguindo o exemplo do front-end, vamos começar aprendendo React? Claro que não!

Antes de ver o React temos que aprender HTML/CSS, que é a base. Muita gente se frustra porque quer dar um salto e não conseguem, desmotivando-se.

3ª dica: Pratique diariamente

Você escolheu a sua carreira, começou com o básico, mas se não praticar o que está aprendendo, não vai evoluir. Tudo o que não se pratica, se esquece, então quando você está aprendendo alguma coisa, para consolidar é muito importante que pratique.

E aqui na DevMedia já comprovamos isso: conseguimos observar o crescimento dos usuários que fazem os exercícios. É muito maior! Diferente da galera que não pratica e acaba desistindo no meio do caminho.

Aqui na DevMedia tem mais de 7 mil exercícios para você praticar e evoluir na sua carreira.

4ª dica: Valorize as pequenas conquistas

No começo da carreira, é muito comum você construir coisas pequenas, e isso é essência, pois toda micro conquista é importante! Então valorize aquele Hello World que você começa na linguagem. Quando você está estudando uma coisa nova, tem que ir crescendo, o que nos leva para a quinta dica.

5ª dica: Pare de se comparar com os programadores mais experientes

Está relacionada com a anterior por conta da micro conquista. Às vezes o iniciante se compara tanto com o programador mais experiente que quando faz um Hello World parece que não tem valor.

Um programador experiente não tem esse nome à toa: ele tem muito mais bagagem que o iniciante.

6ª dica: Seja paciente com você mesmo

Cada pessoa tem um tempo de aprendizado diferente. Não adianta querer correr porque outra pessoa conseguiu fazer em menos tempos, pois cada um tem um tempo de aprendizado. E isso também está relacionado com o tempo de estudo. Teoricamente, o aprendizado de quem tem mais tempo de estudo vai evoluir mais rápido que aquele que tem menos tempo para estudar.

Além disso, tem a questão da facilidade do aprendizado: tem pessoas que tem mais facilidade para aprender alguma coisa e outras não. E o tempo que você levará para aprender é o de menos. O importante é que vai conseguir evoluir a tua carreira e vai conseguir aprender. Então seja paciente!

7ª dica: Se ficar difícil: PARE!

É comum, em qualquer fase do aprendizado, seja iniciante ou um programador experiente, empacar em alguma coisa. Para! Tome um café, volte depois, e se não fluir, volte no próximo dia que as coisas vão andar.

Não adianta ficar quebrando a cabeça e começar a se estressar. Quando você desfoca do problema a solução vem! E as melhores soluções, as vezes vem da ida para casa, tomando banho etc.

8ª dica: Use as redes sociais a seu favor

Rede social é um vício mundial, e não tem como não estar nela. Mas tem muita coisa bacana na rede social: vários canais legais, influenciadores de tecnologia, além de acompanhar tecnologias para ficar atento ao que está rolando no mundo da programação.

Tem diversos grupos no Telegram e WhatsApp, que a galera entra lá para trocar ideia, e até oportunidades de emprego. Um exemplo de uma rede social muito boa para quem é programador é o LinkedIn, onde conseguimos fazer network, pegar ideias de projetos, e até botar uma dúvida para outros programadores mais experientes ajudarem.

9ª dica: Ajude outros programadores

Já está comprovado cientificamente que se você ajudar outras pessoas, também se aperfeiçoará naquilo que já sabe. Quando você tiver a oportunidade de passar o teu conhecimento para uma pessoa que está iniciando ou com alguma dificuldade, faça!