Nesse artigo irei dar uma pincelada rápida no que e o ambiente de programação necessário para estudar ou desenvolver em objective-C.

Para programar em Objective-C, tal como em qualquer outra linguagem moderna, você precisa de um editor e um compilador. Ambos estão disponíveis gratuitamente em muitos dos sistemas operacionais atuais.

No MacOS X, você deve instalar os "Developer Tools" gratuitos da Apple, caso eles não estejam presentes no seu sistema. Essas ferramentas incluem dentre muitas outras coisas o compilador gcc e um ambiente de programação extremamente eficiente, denominado Xcode.

No Linux você já deve ter o gcc instalado, bem como muitos editores de texto (vi, pico, emacs). Você também pode utilizar algum ambiente de programação, como o KDevelop ou ferramentas GNUStep.

No Windows você pode instalar o compilador Objective-C que acompanha o sistema MinGW (http://www.mingw.org). Para escrever os códigos, qualquer editor de texto puro, como o Notepad, ou algum ambiente de programação deve servir.

Nos três sistemas, compilar um programa utilizando a linha de comando resume-se ao gcc (para projetos maiores costuma-se utilizar ferramentas como make, automake, etc), cujo formato geral de chamada é:


gcc arquivos.m -o nome_do_programa -l objc

Os arquivos de código da linguagem Objective-C possuem sufixo ".m", enquanto que os cabeçalhos possuem, como em C, sufixo ".h".

Por algum motivo alguem na FSF não parece gostar muito de uma diretriz de pré-processamento (mais sobre isso depois) do Objetive-C denominada "#import", que serve para substituir "#include" de forma a não ser necessário escrever "#ifndef #define #endif" para não incluir o mesmo arquivo várias vezes, e com isso as versões do gcc utilizadas em computadores com Linux e Windows dão "Warnings" na hora de compilar. Para acabar com esse problema, utilize a chamada do gcc com "-Wno-import". Computadores com o gcc fornecido pela Apple não sofrem desse problema.

Para compilar programas utilizando o Xcode da Apple você deve criar um novo projeto do tipo "Cocoa Application" e sobrescrever o arquivo "main.m" que será criado automaticamente.

Espero que o artigo tenha sido útil, ate a próxima meus caros amigos.