Android, a nova plataforma móvel – Parte V

 

Google lança a plataforma que pretende acabar com a segmentação no mundo móvel

 

Neto Marin (netomarin@gmail.com) Formado em Análise de Sistemas na PUC-Campinas, trabalha com Java desde 2002 (programador certificado desde 2006) e com Java ME desde 2005, se especializou no desenvolvimento de aplicações móveis. Responsável pela pesquisa e criação de produtos na área de mobilidade. Mantém blog na Mobile and Embedded Community e foi palestrante sobre Java ME no JustJava 2007.

 

Editando o código

O próprio plugin criou automaticamente a classe HelloAndroid no pacote que foi indicado. É preciso então alterar o código para que seja exibida uma mensagem na tela do “dispositivo”. A listagem 1 mostra como o código dessa classe deve ficar:

 

1 public class HelloAndroid extends Activity {

2 /** Called when the activity is first created. */

3   @Override

4   public void onCreate(Bundle icicle) {

5     super.onCreate(icicle);

6     TextView tv = new TextView(this);

7     tv.setText("Hello Android @ JavaMagazine!");

8     setContentView(tv);

9   }

10}

Listagem 1: Código Java da classe HelloAndroid.java

 

Na linha 6 é criado o TextView, elemento que cria um texto para ser exibido na tela. Ele recebe a instância do Activity onde será exibido, no caso o próprio e por isso é utilizado a palavra-chave this.

 

Logo a seguir, é definido o que vai ser exibido modificando o texto do elemento. Como pode ser visto na linha 7. E para finalizar, na linha 8 o método setContentView recebe o elemento a ser exibido na tela.

 

No exemplo em questão não estamos tratando eventos e nem acessando alguma base de dados, mas a idéia é mostrar o elemento básico de uma aplicação Android e como executa-la.

 

Executando o projeto HelloAndroid

Antes de executar a aplicação no emulador, é preciso configurar e indicar qual Activity deve ser executado no inicio. Para isso:

·         Vá em: Run à Open Run Dialog...

·         Selecione na lista a esquerda Android Application

·         Clique na opção de novo, para criar uma nova configuração de execução.

·         E então, preencha com o projeto HelloAndroid e com a activity HelloAndroid:

 

nmanpmp5fig001.JPG

Figura 8. Configuração de execução do projeto.

 

·         Clique em Run e o emulador será executado com a aplicação.

 

nmanpmp5fig02.jpg

Figura 9. Imagem do Android.

 

O que esperar do futuro do Android?

Ainda é cedo para avaliar o que realmente pode acontecer com essa plataforma, principalmente por não termos nenhum dispositivo real disponível para testes e análises de desempenho, este que é um quesito importantíssimo - para não dizer principal - em um universo com dispositivos limitados. Com certeza é uma idéia forte e já vem endossada por grandes empresas do mercado além do Google, que ao longo de poucos anos mostrou que não costuma fazer apostas erradas.

 

A quantidade de documentação e exemplos ainda é limitada, mas com certeza é algo que irá melhorar com o passar do tempo e com o aumento do interesse dos desenvolvedores, principalmente com o incentivo financeiro oferecido pelo Google através do Android Developer Challenge.

 

Além disso, como é dito no site do projeto, esse SDK é um “early look” e com o passar do tempo eles estarão adicionando novas funcionalidades, ferramentas, melhorias e etc. O jeito é esperar para ver e se tiver boas idéias, participar do challenge!

 

Links

Projeto Android no Google:

http://code.google.com/android/

 

Open Handset Alliance

http://www.openhandsetalliance.com

 

Android Developer Challenge

http://code.google.com/android/adc.html

 

Android Brasil (grupo de discussão)

http://groups.google.com/group/androidbrasil

 

Veja também