Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

[lead]De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos as novidades da nova versão do sistema operacional para dispositivos móveis da Google. O Android Froyo vem para encarar e superar seus concorrentes através de várias melhorias de desempenho e diversas novas funcionalidades para os usuários dos dispositivos que utilizam a plataforma.

Para que serve:

A mais recente versão do Android traz consigo muitas novidades para os desenvolvedores e usuários. As novas APIs disponíveis ampliam ainda mais o grande leque de possibilidades de aplicações que os desenvolvedores podem criar; e algumas funcionalidades chegam para facilitar ainda mais a vida dos usuários, tornando os dispositivos cada vez mais poderosos.

Em que situação o tema útil:

Ao conhecermos as novidades da plataforma, podemos usufruir desses novos recursos aplicando-os em nossos programas Android. Além disso, poderemos refletir sobre a mudança de paradigma denominada Cloud-To-Device, e vislumbrarmos novas possibilidades na programação nas nuvens e sua integração com dispositivos móveis.

Autores: Nelson Glauber de Vasconcelos Leal, Jose Berardo e Bruno Vinicius [/lead]

Foi realizado em maio na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, o Google I/O 2010. A terceira edição do maior evento da gigante da Mountain View que destacou a mobilidade e a interoperabilidade como a tônica do presente e do futuro da tecnologia. No keynote de abertura do evento, o HTML5, esforço liderado por Ian Hickson, ex-funcionário da Netscape e da Opera Software, e atual funcionário do Google, foi apresentado como um dos principais elementos de integração de aplicações na Web. No segundo e último dia, Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, anunciou as novas funcionalidades da versão 2.2 da plataforma móvel Android, denominada Froyo (Frozen yogurt). O nome dá continuidade à lista de guloseimas utilizada pela empresa para versionar a plataforma. Iniciadas pela letra C, quando foi lançada a versão Cupcake, vieram em seguida as versões Donut e Éclair. A próxima versão, que deve sair antes do final deste ano, deve se chamar Gingerbread. A letra H ainda não tem codinome sugerido.

O Froyo vem com melhorias significantes para os usuários e com novidades interessantes para os desenvolvedores. Isso demonstra a evolução contínua que o Android vem sofrendo desde seu lançamento. É notório que cada vez mais, a plataforma apresenta-se mais robusta, veloz, e com usabilidade apurada. Isso faz com que os aparelhos com o sistema da Google atendam e até superem as expectativas dos seus usuários.

No decorrer deste artigo apresentaremos todas as novidades dessa nova versão.

[subtitulo]Aprimoramento no desempenho [/subtitulo]

A nova versão do Android vem com a promessa de ser rápida, e muito. Segundo testes apresentados, os aplicativos chegaram a ter uma expressiva melhora de desempenho: de 2 a 5 vezes mais rápidos, executando exatamente no mesmo hardware. Essa melhora é atribuída ao JIT Compiler (compilador em tempo de execução) que foi implementado na Dalvik Virtual Machine, a máquina virtual Java construída especificamente para o Android. O novo recurso garante melhoras na velocidade do sistema quase que por completo – apenas aplicações que já utilizavam código nativo não vão sofrer alterações.

O browser também sofreu uma melhora significativa em relação à velocidade. O V8, motor Javascript do Chrome, foi integrado ao navegador WebKit do Android, o que o tornou 2 ou 3 vezes mais rápido. Em um dos pontos altos da apresentação, Gundotra mostrou dois Nexus One (HTC), um com Éclair e outro com Froyo, e um iPad para rodarem uma aplicação baseada no benchmark Sun Spider. Obviamente deu Froyo com certa folga, levantando sorrisos da plateia. A proposta de trazer o V8 para o Android é abrir as portas dos celulares para rodarem aplicativos Web criados com as mesmas tecnologias utilizadas nos browsers desktop: HTML5, CSS3 e Javascript. Em outras palavras, quem desenvolver aplicativos com essas tecnologias vai poder rodá-las em qualquer celular Android com desempenho bastante satisfatório.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Seja um assinante e descubra as vantagens.
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo