De que se trata o artigo:

Este artigo apresenta como construir uma aplicação de slideshow para iPad, seguindo passo a passo o processo de desenvolvimento. A aplicação de exemplo desenvolvida irá se comunicar com um servidor web para recuperar um arquivo de definição do slideshow em XML e apresentar as imagens definidas para o slideshow.

Em que situação o tema útil:

O iPad é certamente uma das grandes promessas em termos de desenvolvimento de softwares para os próximos anos. O tema discutido neste artigo vai de encontro justamente a este novo cenário, introduzindo o desenvolvimento de aplicações para o iPad.

Resumo DevMan

Neste artigo apresentaremos um estudo de caso simples com foco no desenvolvimento de aplicações para iPad. Voltaremos nossa atenção para o desenvolvimento de uma aplicação de slideshow onde, a partir de um arquivo XML e um conjunto de imagens disponibilizadas em um servidor web, o iPad apresentará sequencialmente as imagens definidas no arquivo XML.

Este artigo foi baseado no artigo “Build an iOS slideshow application for the iPad” de autoria de Jack D. Herrington.

O iPad é um dispositivo em formato tablet produzido pela Apple. O dispositivo foi anunciado em 27 de janeiro de 2010 em uma conferência para imprensa no Yerba Buena Center for the Arts em São Francisco.

O iPad foi apresentado como um dispositivo situado no meio do caminho entre um MacBook e um iPhone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone e é voltado para o público leigo devido ao tipo de interface oferecido.

Pelo fato do iPad utilizar a mesma plataforma de desenvolvimento que o iPhone, podemos dizer que o código desenvolvido para aplicações que serão executadas nos dois dispositivos é muito semelhante. Sendo assim, aqueles que já desenvolvem para iPhone terão muita facilidade no desenvolvimento de aplicativos para o iPad.

Não é nenhum mistério que o desenvolvimento de aplicações para dispositivos iOS, como iPhone e iPad, é uma atividade muito popular. Por sua atratividade, facilidade de uso e milhares de usuários espalhados ao redor do mundo, o desenvolvimento de aplicativos para esta plataforma tende a ser um negócio lucrativo.

Neste contexto, sabemos que as pessoas se divertem ao ver suas fotos nestes dispositivos. A partir desta percepção, este artigo irá apresentar como devemos proceder para desenvolvermos um aplicativo de slideshow desde o início. O mecanismo de funcionamento do aplicativo será: você irá colocar um arquivo XML e algumas fotos no servidor, a aplicação construída no iPad irá acessar estas informações e irá apresentar as fotos para o usuário.

Desenvolvendo o mecanismo de estruturação do slideshow

A “aplicação servidora” de nosso exemplo será composta basicamente de um arquivo XML. Este arquivo conterá basicamente informações sobre as fotos que serão apresentadas no slideshow. A Listagem 1 apresenta um fragmento do arquivo XML contendo algumas imagens de exemplo.

Listagem 1. Estrutura do arquivo xml ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo