Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 105. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



PHP

Delphi for PHP x Ajax

Utilize Ajax em aplicações Delphi for PHP 2.0

 

Neste artigo veremos

·         Como utilizar Ajax em aplicações Web com Delphi for PHP;

Qual a finalidade?

·         Agilizar o processo de atualização da página evitando postback’s o tempo todo;

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Em qualquer tipo de aplicação web é importante aumentar a velocidade de carregamento das páginas, portanto utilizar Ajax é importantíssimo em qualquer sitação;

 

Resumo do DevMan

         Ajax já não é mais segredo para ninguém, ele está ai e todo mundo conhece. De fato o Ajax veio para ficar e contribuir ainda mais para agilizar os web sites na internet. Com ele a vida do internauta fica mais confortável. Não há hoje nenhuma contra-indicação para aplicação de Ajax. Toda e qualquer página pode fazer uso da tecnologia.

         Nesse artigo veremos como aplicar essa tecnologia em aplicações desenvolvidas em Delphi for PHP 2.0, o que não é difícil haja vista que o D4PHP já tem recursos suficientes para suportar o Ajax.

 

Quem nunca se irritou com lentidão de uma conexão com a internet em casa ou no trabalho que levante a mão. E quem nunca abriu um site de concurso para fazer uma inscrição e descobriu que a cada campo que preenche a tela fica branca e demora pacas para carregar novamente? De fato a internet hoje faz parte de nossa vida há tempos, mas conviver com esses problemas é que deixa a desejar muitas vezes. Eu costumo dizer que o site do concorrente está a um click daqui, portanto se seu site não objetivo, atraente e, principalmente, rápido, seu cliente vai embora e sabe-se lá quando volta. Não dá para pegar o internauta pelo braço e dizer: tome mais um café.

Agilidade hoje em dia é sinônimo de boas vendas na internet, as vezes até mais do que segurança. Mas como fazer para que nosso web site seja rápido e atraente? Bem, atraente fica por conta do webdesigner, é função dele fazer isso, mas rápido, nós mesmos podemos tomar essa providência. Quem dera se tivéssemos Ajax na época dos modens U.S Robotics de 56 Kbps. A solução para nossos problemas de velocidade é Ajax, sem dúvida nenhuma.

Vamos fazer uma pequena aplicação nesse artigo utilizando essa tecnologia com Delphi for PHP para vermos como isso é simples e rápido de ser aplicado na prática.

Entendendo o Ajax

O que exatamente é Ajax? Ajax na verdade não é nenhuma nova tecnologia, assim como já expliquei em outro artigo meu, mas dessa vez com VCL for the Web. Na realidade o Ajax é um conjunto de tecnologias já existentes e que unidas formam um recurso bastante interessante de ser aplicado em web sites. Na internet encontramos milhares de definições para o termo. Mas confesso que muitas delas acabam fazendo o leitor achar que Ajax é algum time de futebol ou mesmo um tipo de desinfetante ou produto de limpeza. Vejamos de fato o que é Ajax.

Como já comentei, ele é um conjunto de tecnologias que já existiam e quem unidas deixam sua aplicação mais dinâmica evitando inclusive o postback, o recarregamento da página. Significa Asynchronous JavaScript And XML. No site www.yourhtmlsource.com/javascript/ajax.html você vai encontrar esta definição em inglês, além de muito mais a respeito do assunto. Encontrei na internet as definições a seguir e achei de bom tamanho e muito interessante publicar para que o leitor possa entender de uma vez por todas o que é ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo