Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 105. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



EasyDelphi

Introdução ao Ribbon Control do Delphi 2009

Conheça os novos componentes da VCL

 

Neste artigo veremos

·         Introdução ao Ribbon Controls, a nova paleta de componentes do Delphi 2009;

·         Sua utilização em conjunto com o componente Action Manager.

Qual a finalidade?

·         Demonstrar o uso do componente Ribbon Control em uma aplicação real.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Para qualquer aplicação que se deseja aperfeiçoar o visual e a interação com o usuário, fazendo uso do que há de mais novo em GUI, Graphical User Interface.

 

Resumo do DevMan

         Com o lançamento do pacote Microsoft Office 2007 notou-se que seus aplicativos, por exemplo Word e Excel, traziam como maior novidade visual a ausência dos menus e barras de ferramentas. Eles foram substituídos por comandos organizados em guias, cada qual com funcionalidades relevantes para a ação a ser realizada, dentro de uma faixa de opções, ou Ribbon em inglês. Tal mudança teve como principal objetivo agilizar o trabalho do usuário, dando mais opções para sua interação com o aplicativo.

         A utilização desse controle não é difícil e exige apenas algumas horas de estudo para realizarmos as mais diversas tarefas em nossa aplicação. Veremos então como utilizar o componente na prática.

 

A mais nova versão do RAD Studio, o Delphi 2009, trouxe inúmeras novidades em sua IDE. Na parte VCL foi adicionada uma nova paleta de componentes denominada Ribbon Controls, aqueles mesmos usados nos aplicativos do Microsoft Office 2007. Tais elementos têm como foco melhorar a parte de experiência com o usuário, abordando um novo conceito de GUI para aplicações.

 

Nota do DevMan

GUI - Graphics User Interface, ou interface gráfica, em português, é o mecanismo de interação entre o computador e seu usuário baseado em símbolos visuais, como botões, ícones, menus e janelas. Através de um dispositivo de entrada (ex: mouse e teclado) o usuário é capaz de acionar esses símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático.

A psicologia cognitiva, que estuda o processo mental que está por detrás do comportamento humano, afirma que o nosso cérebro reage com maior eficácia ao se visualizar elementos gráficos se comparado à assimilação de palavras.

 

Neste artigo, para fins didáticos, abordaremos esses novos componentes através de um exemplo prático. Será desenvolvido um editor de textos simples com foco na utilização dos principais elementos da paleta Ribbon Controls. As funcionalidades do aplicativo em si, ficarão em segundo plano, já que este não é o objetivo da matéria.

Essa abordagem inicial permitirá que você se familiarize com tais componentes mostrando seus recursos básicos e deixando sua mente aberta para o seu uso em outros tipos de aplicações. Tudo será feito passo-a-passo, partindo da instalação da nova ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo