Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 109. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Solução para relatórios WEB

Integre sua aplicação com Web Service e crie relatórios com o Rave Reports

 

A criação de relatórios para a plataforma Web acaba na maioria dos casos sendo uma preocupação a mais ao desenvolvedor na hora de criar e disponibilizar os recursos na sua aplicação Web. Por mais que haja ferramentas que possibilitem a criação destes relatórios para a Web, em muitos casos as habilidades de gerenciar a ferramenta ou o custo de uma licença de uso podem se tornar um empecilho de utilização da mesma, problema que conseguiremos contornar ao usar o Rave Reports Borland Edition, versão que acompanha a própria instalação do Delphi e que possui componentes de conexão nativa aos tipos de banco de dados mais utilizados.

Como sabemos, o Delphi for .NET não oferece compatibilidade nativa com projetos do Rave Reports e por isto, vamos criar uma aplicação intermediária que faça a conexão com o projeto de relatórios e disponibilize o resultado no formato PDF para que possa ser consumido pela aplicação .NET. Estamos falando da criação de um Web Service que ao ser solicitado fará uma chamada ao projeto de relatório, configurando a conexão do mesmo a base de dados, envio de parâmetros para comandos SQL quando necessário e gerando um relatório em formato PDF que será salvo no disco do computador e devolvendo o caminho destino a aplicação Web que por sua vez fará apenas exibição de um PDF no browser, este então que poderá ser salvo ou impresso pelo usuário.

Para desenvolver toda esta estrutura, definiremos primeiramente como banco de dados o uso do exemplo Employee.fdb que acompanha a instalação do Firebird e em seguida passaremos ao Rave Reports onde criaremos um relatório para exibição de clientes de acordo com o país selecionado que passaremos em forma de parâmetro para a SQL configurada no Rave. O próximo passo será a criação e configuração de funções e procedimentos em um Web Service onde criaremos os componentes de comunicação ao Rave Reports em tempo de execução fazendo toda sua configuração, e por último, a criação de uma aplicação ASP.NET que a partir da listagem de países irá consumir e realizar as chamadas ao Web Service recebendo como resultado um caminho de onde foi salvo o PDF e exibindo o mesmo na tela ao usuário.

 

Criando o projeto do relatório – Rave Reports

A partir do Delphi aberto, vá ao menu Tools>Rave Reports Designer para abrir a ferramenta de criação de relatórios, e através do menu File>New crie um novo arquivo e salve o mesmo como “prjRelatorio.rav” em um diretório chamado “Reports” em “C:\Inetpub\wwwroot\”. Na paleta ao lado direito da folha do relatório (Report Library), altere o nome do mesmo para “_Clientes” e defina o tamanho da página na propriedade Paper Size como “A4 Sheet, 210- by 297-millimeters” (Figura 1).

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo