Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Este artigo apresentará algumas ferramentas que auxiliam no dia-a-dia do desenvolvimento de softwares ajudando no planejamento, organização e otimização de tarefas, assim como na comunicação entre os colaboradores.


Para que serve

As ferramentas aqui apresentadas podem ser utilizadas para aumentar a produtividade da equipe, através da otimização de tarefas corriqueiras, para realizar um melhor planejamento dos seus projetos e formar uma base de conhecimento através da modelagem de processos permitindo também controlar a evolução dos projetos.


Em que situação o tema é útil

Os plug-ins e ferramentas que apresentamos aqui ajudam em muito a produtividade no desenvolvimento com o Delphi. Além disso, a modelagem de processos é utilizada em todos os momentos quando trabalhamos focados em melhoria contínua e no dia-a-dia de desenvolvimento quando nos deparamos em situações corriqueiras que afetam nossa produtividade sem percebermos. Ou até mesmo no acompanhamento da evolução dos projetos, possibilitando uma análise no decorrer do projeto, ajudando a tomar decisões de alocação de recursos e revisão de prazos.

Resumo do DevMan

Neste artigo veremos como usar as principais funcionalidades de algumas ferramentas que podem nos auxiliar em diversas fases de um projeto. Seja no planejamento quando definimos as tarefas e seus respectivos prazos ou quando modelamos o processo a ser usado no projeto, seja também no dia-a-dia do desenvolvimento. Veremos como modelar processos com o EPF, como acompanhar projetos com o DotProject, como manter nossas cópias locais de repositórios SVN sempre atualizados e como otimizar trabalhos corriqueiros com o GExperts.

Diariamente no ambiente de desenvolvimento de software, lidamos com situações que afetam nossa produtividade, seja ocupando tempo demais com tarefas corriqueiras ou com a simples falta de organização do ambiente. Muitas vezes, somos expostos a questionamentos sobre o funcionamento do sistema, implementação de recursos, pendências a serem feitas, urgência de liberação de determinados recursos, sem contar na parte da “mão na massa”, quando programamos de fato a solução de um problema ou de um novo recurso. Nessas inúmeras tarefas que a maioria dos desenvolvedores desempenha em seu cotidiano, muita produtividade se perde, não por incompetência ou limitação do mesmo, muito pelo contrário, muitas vezes é graças ao “heroísmo” de alguns programadores que a situação do projeto não se torna caótica. O que de fato acontece é que na maioria das vezes diante da correria do dia-a-dia não conseguimos parar para analisar o que fazemos, onde perdemos tempo, ou que tarefas poderiam ser otimizadas, olhando para esse contexto é ainda mais difícil pararmos para pesquisar ferramentas que possam nos ajudar nesta tarefa, fazendo com que continuemos a repetir as mesmas tarefas da mesma maneira, que muitas vezes se torna improdutiva. Além deste problema de produtividade em atividades rotineiras, existe um outro problema que acaba influenciando a produtividade da equipe como um todo, que são os problemas referentes à comunicação da equipe, seja entre a própria equipe de desenvolvimento (com a delegação de atividades e controle de acompanhamento de projetos) ou com outras equipes, como a de teste, por exemplo.

Outro problema também comum é a questão de treinamento de novos colaboradores na empresa. A maioria não possui um processo bem definido e publicado para que todos possam ver e conhecer suas atribuições e tarefas, isso faz com que a cada novo colaborador sejam necessárias horas ou até dias de treinamento apenas para que o mesmo possa compreender o funcionamento das rotinas, quando na verdade essas horas poderiam ser reduzidas drasticamente se este colaborador tivesse um lugar para ver e aprender os processos em paralelo com a execução prática. Neste artigo nós apresentaremos e mostraremos as principais funcionalidades de algumas ferramentas que podem ajudar você nos problemas citados acima, não abordaremos a instalação e nem o uso avançado destas, até porque não caberia neste artigo. O objetivo é que vocês as conheçam, saibam que elas existem e no que elas podem auxiliá-los na melhoria de seus processos.

GExperts

Começaremos com o mais popular. GExperts é uma suíte de ferramentas para o Delphi que adiciona diversas funcionalidades à IDE com o objetivo de aumentar a produtividade do desenvolvedor. Para download da ferramenta, consulte a sessão links no final do artigo. Após a instalação do GExperts, será adicionado uma opção no menu do Delphi, conforme podemos ver na Figura 1.

Figura 1. Opções do GExpert adicionadas ao Delphi

Como podemos ver, o GExperts fornece uma gama enorme de funcionalidades. Abordaremos aqui apenas algumas delas.

É muito comum termos que usar o código decimal de uma determinada tecla para controlar a edição de algum controle visual. Normalmente recorremos ao Google para descobrir qual o código do Enter, Delete, Backspace e etc. O GExperts nos fornece uma tabela com os códigos decimais diretamente na IDE, conforme podemos ver na ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo