Como todos sabem muitas novidades foram adicionadas nesta nova versão do Delphi, o Delphi 2010. Entre tantas novidades temos agora no novo DataSnap o suporte a JSON. Mas você pode estar se perguntando: “O que é que eu tenho a ver com isso?”

Se algum dia na sua vida você trabalhou com aplicações multicamadas e já quebrou a cabeça para poder trabalhar com OO então isso tem tudo a ver com você. Isso porque o conceito, a essência de uma aplicação multicamadas é justamente concentrar as regras de negócio no servidor de aplicação, assim como em OO as regras de negócio estão em nossas classes então nossas classes deveriam estar no servidor, correto? Mas aí vem a grande questão: como criar o objeto no servidor e ter um “espelho” dele no cliente ou como tê-lo “fisicamente” no cliente?

Os mais entendidos diriam: Usamos COM para isso. Mas o COM já foi descontinuado e era um recurso não muito fácil de trabalhar. E se eu lhe dissesse que agora pode transportar seu objeto do cliente para o servidor e vice e versa de uma forma simples, rápida e o melhor, com um desempenho impressionante? E se além de fazer isso entre um servidor de aplicação Delphi e um cliente Delphi eu pudesse fazer isso entre um servidor Delphi e uma aplicação cliente feita em uma das mais de 20 linguagens que suporte JSON hoje em dia? Aí fica melhor ainda.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo