Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Análise Orientada por Objetos

Parte II-Arquétipos e UML em cores

 

Na edição anterior falamos sobre alguns fundamentos da Análise Orientada por Objetos (OOA).Propus, como lição de casa,que o leitor pensasse sobre um estacionamento de automóveis e quais são os objetos que se destacam nesse domínio de problema. Poderíamos ter consultad9 especialistas no assunto, donos de estacionamentos ou pesquisado na Internet.

A idéia aqui é obter informações suficientes para esboçar um modelo de objetos primordial, que nos forneça uma visão abrangente do negócio a ser automatizado, por enquanto sem muitos detalhes.

 

Construindo um modelo abrangente

Para obtermos as informações sobre o negócio precisamos da ajuda de especialistas no domínio do problema, que podem ser os proprietários, os funcionários e até consultores externos. Se você realmente fez sua lição de casa deve ter em mãos uma série de informações a respeito do funcionamento de um estacionamento.

De qualquer forma, as informações a seguir servirão de guia para nossa discussão. Faça adaptações para o seu caso. A documentação a seguir é um exemplo típico de anotações feitas durante as apresentações que os especialistas fazem para a equipe do projeto:

 

.O cliente pode ser um usuário avulso (por hora ou pernoite) ou mensalista (manhã, tarde, noite, dia todo). A identificação é feita pela placa do veículo. Um cliente pode ter vários veículos e cada veículo pode estar sob um plano diferente. Clientes avulsos não são cadastrados; ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo