Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 67. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

gb(204, 204, 204) none repeat scroll 0% 0%; -moz-background-clip: border; -moz-background-origin: padding; -moz-background-inline-policy: continuous; width: 219.35pt;" width="292" valign="top">

Pocket PC Phone Edition

SmartPhone

Touch Screen

Não há Touch Screen

PDA

Telefone

Gravação em RAM

Gravação em Flash

32 – 128MB RAM, ~200 – 400MHz CPU

16MB RAM, ~125 – 200MHZ CPU

Tabela 1. Recursos do Pocket PC e SmartPhone

 

O CLR do .NET CF é a base para execução das aplicações, assim como o .NET Framework, ele é o “tradutor” entre o sistema operacional do device e as aplicações .NET. Na Figura 1 temos a arquitetura do CLR.

 

Figura 1. Arquitetura do .NET Compact Framework

 

O CLR do .NET CF corresponde a cerca de 12% do .NET Framework, impondo com isso limites no desenvolvimento de aplicações para móbile. Nem todos os recursos de uma aplicação desktop podem ser utilizados em mobile, obviamente. Até então as principais linguagens suportadas em .NET CF eram o VB.NET e C#. Agora nossos problemas foram resolvidos: o Delphi é a mais nova linguagem para .NET CF!.

O suporte a formulários é feito através do namespace System.Windows.Forms, mas temos uma namespace adicional para aumentar os recursos System.WindowsCE.Forms. A interoperabilidade COM e .NET Remoting não são suportados em .NET CF, mas algumas classes para transmissão de dados via Infrared e outras específicas de cada device, como Bluetooth, estão disponíveis.

O desenvolvimento para banco de dados é feito através de ADO.NET. O BDP ainda não está disponível, pois faz acesso nativo. Os Data Providers OleDb e ODBC não são suportados pelo .NET CF. Com isso, a utilização de arquivos XML será muito comum em .NET CF, como veremos isso mais adiante.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo