Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 70. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. os artigos disponíveis somente em doc.

Cadastros com Firebird

Criando cadastros básicos em Delphi utilizando Stored Procedures dinâmicas

 

Neste artigo veremos como criar Stored Procedures dinâmicas no Firebird 1,5.x para uso, de forma genérica, em telas de cadastro desenvolvidas em Delphi 7 ou 2005/2006. O objetivo principal é demonstrar como reutilizar Stored Procedures do banco de dados em diferentes telas de cadastro de nossa aplicação, como também
reutilizar código através do suporte a herança de formulários.

Nossa aplicação Delphi conterá um formulário de cadastro genérico que será utilizado como base para a criação de todas as telas de cadastro do sistema, onde utilizaremos em todas elas apenas duas Stored Procedures do banco de dados: uma para inclusão, alteração e exclusão dos dados, e outra para consulta dos dados.

 Nota: Para o exemplo deste artigo utilizei o Delphi 7 com o driver DBX InterXpress for Firebird (Upscene Productíons), que pode
ser baixado a partir do site www.upscene.com. O mesmo exemplo
podem ser desenvolvido em Delphi 6,2005 ou 2006.

Criando o banco de dados

Para a criação do banco de dados e de seus objetos utilizei a ferramenta IBExpert   PersonalEdition que pode ser baixada gratuitamente a partir do site  www.ibexpert.com. Para criar o banco de dados que será utilizado em nosso exemplo, abra o IBExpert e selecione a opção Database>Create Database a partir do menu principal da ferramenta.Na janela Create Database preencha as informações necessárias para a criação do banco de dados Firebird (veja a Figura 1).

 

Figura 1. Criando o banco de dados Firebird através

 

Por padrão.o campo ClientLibrary File vem configurado para a biblioteca do InterBase (gds32.dll). Como estamos utilizando Firebird, altere esse campo apontando o mesmo para a biblioteca fbclient.dll que está disponível dentro do diretório Bin da instalação do Firebird.

Ao clicar no botão OK será aberta a janela Database Registration para que possamos registrar nosso banco de dados dentro do IB Expert. Para o campo Server Version  selecione o banco e versão que está utilizando, no nosso caso Firebird 1.5. Para o campo DatabaseAlias, digite uma alias para o banco de dados, por exemplo: "Cadastro".Através do botão TestConnect é possível testar a conexão com o
banco de dados recém criado. Pronto, basta clicar no botão Register para registrar o novo banco dentro do IBExpert.

Para conectar no banco basta dar um dique duplo em cima do alias Cadastro criado na janela Database Explorer ou ainda a partir da opção Connect to Database disponível no menu de contexto.

Criando as Tables, Generators e Triggers

Antes de implementarmos as Stored Procedures com SQL dinâmico, principal assunto deste artigo, devemos criar os outros objetos que farão parte do nosso banco de dados, como por exemplo.as tabelas de cadastros que serão utilizadas por nossa aplicação Delphi para armazenar os dados informados pelo usuário.

Após conectar no banco de dados, acesse a opção Tools>SQLEditor disponível no menu principal para acessar o editor de SOL do IBExpert. Será dentro dessa janela que executaremos todas as instruções DDL (Linguagem de Definição de Dados) para criar nossos objetos, inclusive as SP's.

...

Nota: A ferramenta IBExpert traz consigo opções para facilitar a criação e gerenciamento dos objetos dentro do banco de dados. Para acessar essas opções, basta selecionar o tipo do objeto que deseja trabalhar dentro da janela Database Explorer e selecionar as opções de Create, Alter ou Drop desse tipo de objeto a partir domenu de contexto. 

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo