Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 73. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

onseguimos implementar funcionalidades de Grid com pouquíssimo código. Esse é o tema deste artigo, onde iremos detalhar as principais funcionalidades desse controle.

 

DataSource

Para preenchermos um DataGrid com dados, utilizamos a propriedade DataSource do controle. Podemos apontar essa propriedades para uma simples Collection ou Array, um DataTable ou o DataView do ADO.NET,ou mesmo um DataReader do seu provider preferido (Firebird, BDP, SQL). Para os nossos exemplos estaremos utilizando o data base Northwind do Microsoh SQLServer 2000,e recuperando os dados em DataSets através do ADO.NET.

 

Nota: Você pode utilizar o banco de dados e a técnica de acesso que desejar, o resultado no DataGrid será o mesmo. Poderá utilizar, por exemplo, o Firebird com seu provider específico, como visto na edição 66.

 

Crie um projeto ASP.NET no Delphi 8,2005 ou 2006 e inclua um controle DataGrid na página,como mostra a Figura 1. Inclua o código da Listagem 1 no evento Page_Load e execute o seu projeto. Veja o resultado na Figura 2. Viu como é simples?

 

Figura 1. Controle DataGrid na página WebForm1.aspx

 

Listagem 1. Acessando dados da Tabela Products e preenchendo o

DataGrid

 

procedure TWebForm1.Page_Load (

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo