Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 79. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

mso-bidi-font-weight: normal">Dica: Na tabela VISITANTES, guardaremos apenas o endereço da foto. O nome do arquivo será o RG sem pontos. Ex: 289604368.jpg. O caminho completo ficaria algo como: C:\Recepcao\Fotos\289604368.jpg ou o que melhor convir para o desenvolvedor.

 

Não entraremos em detalhes sobre a estrutura das tabelas, pois nosso foco é a utilização da WebCam com Delphi. Citaremos apenas os principais campos das tabelas que guardarão as informações do visitante.

Repetiremos os campos EMPRESA e CONTATO na tabela VISITAS, isso porque se for um prédio comercial podem acontecer casos em que a pessoa necessitará visitar mais de uma empresa no mesmo edifício, como ocorrem com motoboys, office-boys, vendedores e empresas de cobrança.

Esses campos trarão como sugestão os respectivos valores registrados na tabela VISITANTES nos campos de mesmo nome. Para atualizarmos os campos identificadores (ID) de ambas tabelas usaremos Triggers e Generators automatizando essas tarefas.

 O componente TCamera

A foto será tirada por meio de uma Webcam com o auxílio de um componente que instalaremos no Delphi. Tomei o cuidado de escolher um que fosse freeware, pois o procedimento é bastante simples. O TCamera pode ser baixado com os fontes do artigo. Para instalar basta abrir o arquivo TWebCam.dpk, compilar e instalar.

A principio, o componente não tem restrição de versão do Delphi, tendo sido testado no Delphi 7 e Delphi 2006.

Desenhando o cadastro

O exemplo trata de uma janela mestre/detalhe, onde vemos os dados do visitante e logo abaixo, suas visitas. O exemplo, como mencionado, é simples e dispensa maiores detalhes, por isso vamos nos focar no desenvolvimento de captura da foto. Nossa janela deverá ser semelhante a Figura 1.

 

Este artigo é exclusivo para assinantes. Descubra as vantagens
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo