Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 95. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem

Clique aqui para ler essa revista em PDF.imagem_pdf.jpg

Easy Delphi

Consumindo Web Services

Aprenda como utilizar na prática recursos de um Web Services e como tirar proveito deles

 

Com o advento da Internet e seu rápido avanço tanto na parte tecnológica quanto em serviços, cada vez mais existe a necessidade de compartilhamento de informações. Serviços estes que podem ser responsáveis por um simples cálculo, uma simples consulta ou até mesmo uma avançada transação de produtos entre empresas, necessitando apenas de um Web Service, ou seja, uma aplicação que funcione com a utilização de um serviço público na internet ou na rede local. 

Lembrando que Web Service não traz consigo o conceito de aplicações com interfaces gráficas para usuários, mas sim serviços que são acessados e disponibilizados em uma linguagem universal XML(“Extensible Markup Language”), ou linguagem de marcação, possibilitando com isso uma comunicação padronizada em um único modelo (XML). Comunicação esta que normalmente é feita através do protocolo HTTP (“Hypertext Transfer Protocol” – “Protocolo de Transferência de Hipertexto”), fazendo com que sistemas de diferentes linguagens e plataformas troquem dados entre si. Um termo bastante comentado no mundo dos analistas, desenvolvedores e arquitetos de software, mas pouco posto em prática devido à falta de entendimento da prática de utilização do mesmo.

Veremos neste artigo que a implementação desta tecnologia utilizando o Delphi 7. Para tanto faremos o uso e descrição dos serviços de envio de e-mails, conversor de temperaturas e o serviço de consulta de CEP e cidades e a partir destes desenvolveremos as conexões e posteriormente faremos a utilização dos mesmos.

 

Nota: A criação e utilização de Web Services está disponível no Delphi a partir da versão 6.0 e hoje encontramos em todas as versões disponíveis incluindo RAD Studio 2007.

 

Nota: O escopo deste artigo tem como finalidade mostrar apenas como consumir, ou seja, utilizar Web Services já disponíveis no mercado. Está fora do escopo mostrar como criar WS.

 

Desmistificando a tecnologia

Devido a essa tecnologia trabalhar com a transferência de dados através do protocolo HTTP, não existe motivo algum para pensar que esses dados estarão expostos na Internet, pois os mesmos permanecem encapsulados pelo protocolo SOAP (“Simple Object Access Protocol”), fazendo com que assim exista um isolamento entre o serviço e o banco de dados. Assim sendo, para existir uma comunicação com qualquer WebService é necessário uma implementação do protocolo SOAP determinado no W3C (órgão que desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web).

 

Nota do DevMan

Segundo o verbete pt.wikipedia.org/wiki/Soap: SOAP (originado do acrônimo inglês Simple Object Access Protocol) é um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída, utilizando tecnologias baseadas em XML. Sua especificação define um framework que provê maneiras para se construir mensagens que podem trafegar através de diversos protocolos e que foi especificado de forma a ser independente de qualquer modelo de programação ou outra implementação específica. Por não se tratar de um protocolo de acesso a objetos, o acrônimo não é mais utilizado.

 

Geralmente servidores SOAP são implementados utilizando-se servidores HTTP, embora isto não seja uma restrição para funcionamento do protocolo. As mensagens SOAP são documentos XML que aderem a uma especificação fornecida pelo órgão W3C (“Órgão que regulamenta e cria padrões de internet”).

 

O primeiro esforço do desenvolvimento do SOAP foi implementar RPC’s sobre XML.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo