Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 1. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

MMTools

 

A cada edição do Jjronal do Delphi escolheremos o componete do mês. O objetivo desta coluna é mostrar para vocês componentes que consideramos bastante interessantes, e que nem sempre estão fáceis de serem encontrados na Internet.

 

 

Como componente deste mês escolhi a biblioteca Multimedia Tools, da SwitfSoft (http://www.swiftsoft.de). Ao me deparar com a tarefa de escolher um componente para esta coluna me lembrei de um projeto com recursos de multimídia que desenvolvi a pouco tempo. Este projeto envolvia vários controles de áudio como minioração do nível via Vus e controle de volume de entrada e sáida.

Após analisar alguns componentes para multimídia acabei por usar o MMTools, uma biblioteca muito interessante para quem deseja trabalhar com recursos de multimídia. Nesta biblioteca encontran-se vários componentes para manipulação de arquivos do tipo Wave, avi e Mpeg. Encontram-se também vários dispositivos de controle, como mixers, contorles de volume, equalizadores, Vus, gravadores e reprodutores de áudio bufferizados, entre outros.

Abaixo apresento um resumo de alguns componentes desta biblioteca:

 

MMThread a utilização de thread no Delphi torna-se muito mais fãcio apóes o uso deste componente. Para criar um thread basta colocar um componente no form e usar o seu evento OnThread. Na propriedade Proority é possível definir o nível de prioridade do thread numa escala que vai de highest à lowest.

 

MMHITimer, MMLongTimer no primeiro é possível definir vários níveis de prioridade do Timer. Ótimo para quem faz animação frame a frame. No segundo é possível definir longos intervalos de tempo.

 

MMCDInfo permite tocar músicas do CD-rom estando vinculado ao componente TmediaPlayer. Visualiza propriedades do CD cmo: título, artista e número de trilhas. Possui tamb´´em os eventos: OnDoorOpem, OnDoorClose e OnReady.

MMLedMode, MMLedDigit, MMLedLabel, MMLedSpinButton, MMSwitch, MMWheel componentes com interface grpafica multimídia. Criam um visual hitech para sua aplicação.

 

MMEnveloper um dos mais interessantes: cria um gráfico dentro da sua área representando toda a curvatura de nível presente no arquivo de áudio.

 

 

MMOscope, MMMeter, MMSpectrum, MMLevel MMLight Vus de áudio. Funcionam conectados aos componentes MMWaveFile, MMWaveln e MMWaveOut.

 

 

MMAviControl, MMAviDisplay plauer de avi com vários recursos inclusive monitoração do nível de áudio.

A biblioteca ainda acompanha componentes para controle de arquivos mpeg, mixers para controle de volume e criação de efeitos com áudio.

Se você projetar algum sistema com recursos multimídia não deixe de dar uma olhada na home page da SwiftSoft, pois a qualidade e o acabamento dos componentes MMTools podem deixar sua aplicação muito profissional.