Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 1. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Outras linguagens

 

Nesta seção estaremos sempre mostrando um pouco das outras linguagens existentes no mercado. O objetivo é economizar seu tempo na hora de explorar outras ferramentas. Traremos sempre um resumo geral, com suas vantagens e desvantagens.

A linguagem escolhida este mês foi o Microsoft FoxPro.

Ferramenta que começou a ganhar peso

a partir de sua versão 5.0, vem adquirindo cada vez mais e mais adeptos. O Fox passou muito tempo quase que na escuridão, logo após Ter sido adquirido pela Microsoft. Muitos

acharam que foi mais uma de suas estratégias de venda, pois o Fox era

concorrente do VB naquela época. A pouco, junto com o lançamento do

Visual Studio, suite de desenvolvimento da Microsoft, a

linguagem ganhou novas versões e novo rumo.

O Fox, que outrora foi apenas um gerenciador de banco de dados, tem

como ponto forte o desenvolvimento de aplicações comerciais. Ele é inclusive

bem melhor que Visual Basic em sistemas com grande acesso a base de

dados. Sua linguagem base é o Xbase, tendo uma impressionante retro-compatibilidade.

Ainda usam-se por exemplo, comandos como SELECT e USE em seus fontes.

·         Hoje sua interface está bem definida e agradável. Os comandos e funções do Visual FoxPro são executados de forma automática assim que se digitam os ativadores adequados como a vírgula, o parênteses ou a barra de espaço, apresentam sintaxe de código em cores, indentação, comentários, indicadores , atalhos e recursos de rastreamento de eventos, logging de cobertura e suporte ao breakpoint. Semelhantes ao Delphi.

Oferece indicadores e atalhos que permitem ao desenvolvedor mover-se com grande facilidade através do código.

Conta com o Browser de Objetos, que possibilita ao desenvolvedor a apresentação das classes, propriedades, métodos, eventos e constantes disponíveis para o Visual FoxPro e outras bibliotecas referenciadas de objetos COM.

suporte a todos os elementos da interface de usuário do Visual FoxPro - incluindo formulários, caixas de diálogo e menus - tanto durante o projeto como para a sua execução.

A nova versão 7.0 incorpora recurso WEB como novas funções XML:

·         XMLTOCURSOR( ). Converte texto XML em um cursor ou tabela Visual FoxPro.

·         CURSORTOXML( ). Converte um cursor Visual FoxPro em texto XML.

·         XMLUPDATEGRAM( ). Espelha as mudanças feitas em uma tabela ou cursor no modo buffer, num diagrama de atualização no formato XML (updategram).

Através das novas Foundation Classes, o Visual FoxPro oferece um conjunto de extensões ao Microsoft SOAP Toolkit 2.0. Estas extensões simplificam o uso de serviços de Web nas aplicações dos desenvolvedores.

 

Destaca-se também por ser uma das poucas linguagens que simplificam a programação orientada a objetos.

Algumas das excelente novidades e melhoras do FoxPro7.0

·         DBC - Database Container
O desenvolvedor poderá criar relacionamentos persistentes entre tabelas, stored procedures, eventos, triggers, regras e valores default.

·         Eventos de Bancos de Dados
O desenvolvedor poderá controlar ações de usuário com código que é executado assim que um banco de dados é aberto, fechado ou modificado.

·         Suporte integrado a SQL
É possível manipular grande quantidade de dados utilizando os comandos SQL (Stuctured Query Language).

·         Suporte integrado à linguagem XML
É possível a conversão entre cursores Visual FoxPro e texto XML.

·         Provedor OLE DB
O desenvolvedor poderá oferecer fácil acesso aos dados do Visual FoxPro, mesmo àqueles clientes que não utilizam o Visual FoxPro.

·         Assistente de migração para o SQL Server
A migração de dados do Visual FoxPro a bancos de dados SQL Server é extremamente simples.

·         Modelo real voltado a eventos
Acesso total a eventos-padrão do sistema operacional Microsoft Windows, como por exemplo, os movimentos do mouse que conduzem a operações de arrastar e soltar.

·         Designer de Formulários de Designer de Relatórios
O desenvolvedor poderá criar, visualmente, formulários e relatórios, utilizando apenas operações de arrastar e soltar para mover os controles associados aos dados.

·         Designer visual de Classes
O desenvolvedor poderá criar, visualmente, classes reutilizáveis de formulários e controles.

·         Construtores
Redução do tempo de desenvolvimento, através de ferramentas que simplificam a edição de propriedades comuns de controle visual durante o processo de design.

·         Assistentes
A criação de formulários, consultas, relatórios e outras tarefas de desenvolvimento ficou mais ágil com o uso do Assistente de Aplicações, que auxilia na criação de aplicações completas, com grande rapidez.

·         Herança visual e não-visual
Crie bibliotecas de classes de código reutilizável, formulários e controles.

·         Galeria de classes de browsers e componentes
Gerencie bibliotecas de classes, e de outros componentes de aplicações mais usadas, com ferramentas visuais de fácil utilização.

·         Modelo de aplicações orientado a objetos
Construa suas aplicações utilizando o modelo de aplicações orientado a objetos, que consiste de um conjunto genérico de classes que constituem o núcleo de uma aplicação.

·         Aplicações de bancos de dados
O Visual FoxPro contém todas as ferramentas de que os desenvolvedores precisam para gerenciar dados, desde organizar tabelas de informações, rodar consultas, até criar relatórios para a construção de aplicações completas de bancos de dados para usuários finais.

·         Recursos de Cliente/Servidor incorporados
O desenvolvedor poderá, agora, combinar o poder e a interface gráfica do Visual FoxPro com a velocidade, capacidade de armazenamento e a segurança do SQL Server.

·         Interoperabilidade com outras aplicações
O desenvolvedor poderá controlar, programaticamente, outras aplicações, incluindo o Microsoft Office.

·         Microsoft Active Accessibility®
Suas aplicações poderão se tornar acessíveis a ferramentas de terceiros, como leitores de telas, dispositivos de reconhecimento de voz e controles automáticos de testes.

·         Os dados do Visual FoxPro Data e a Web
Para a criação de aplicações de bancos de dados de alta performance rodando na Web, utilize o Visual FoxPro com o Internet Information Services (IIS) incluído no Microsoft Windows NT® 4.0 ou superior.

·         Componentes COM
Crie objetos de negócios middle-tier que podem interoperar com grande facilidade com outras aplicações, incluindo Microsoft Office, Microsoft Visual Studio e a tecnologia ASP (Active Server Pages).

·         Suporte para services COM+
Você poderá criar componentes para transações distribuídas n-tier, altamente escaláveis, utilizando os Serviços COM+ tais como Eventos COM+, Queued Components, e Message Queuing

·         Serviços Web XML
Publique e assine serviços de Web XML baseados no protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol) em qualquer lugar da Internet.

 

 

Hoje em dia enchergamos o FoxPro com outros olhos , trata-se de uma grande ferramenta  de construção de aplicações para bancos de dados, tanto para o desktop - na forma de solução cliente/servidor - ou em aplicações para a Web.

Vale a pena conferir a Raposa.

 visite o site

(http://www.microsoft.com/brasil/vfoxpro), para maiores informações.