Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 14. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

Criando um componente visual no Delphi

Crie um TGauge e um explore os recursos do TEdit

 

         Na edição anterior, aprendemos a criar nosso primeiro componente e conhecemos alguns conceitos relativos à orientação a objetos. Nesta edição veremos como criar um componente visual. Como já vimos, um componente visual é aquele exibido tanto em tempo de projeto quanto em tempo de execução do aplicativo.

 

         Existem duas formas para a criação de componentes visuais:

 

1ª ) Criar o componente a partir do zero e dar a ele a forma e a funcionalidade  que quisermos.

 

2ª ) Criar o componente como sendo filho de outro já existente e apenas incluir novas funcionalidades. Por exemplo, poderíamos criar um componente a partir de um TEdit e fazer com que ele só aceitasse números. Poderíamos colocar qualquer recurso para melhorar nossa aplicação.

 

         O componente que vamos criar a partir do zero se chamará TCDEvolutionBar. Esse componente será uma barra de progresso diferente do PProgressBar e do TGauge do Delphi. Você poderá optar por exibir a porcentagem ou um texto informativo dentro da barra. Isso poderá ser muito útil quando você utilizar a barra de progresso e ao mesmo tempo mostrar algum texto sobre o que está acontecendo. Vamos construir um exemplo:

Nota: Para iniciar a construção basta seguir os passos descritos na edição anterior.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo