Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 16. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Entendendo o conceito de Multi-camadas

 

Multi-Tier é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais falada por nossas bandas. Entre o público que programa em Delphi, essa onda começou a pegar lá pelos primórdios do Delphi 3, e ganhou força no ano do lançamento do Delphi 5. Não foi coincidência. Na terceira versão do Delphi, uma das implementações que chamou mais atenção foi a palheta MIDAS. Mas que diabo era MIDAS? A coisa apareceu assim, sem aviso nem nada? O fato é que, a partir desse ponto, nós começamos a ouvir mais sobre a tecnologia de camadas, na época ainda conhecida como three-tier.

         Entretanto, não houve nenhum ‘boom’. De certa forma, fez falta alguém parado ao nosso lado, chateando: “três camadas, três camadas, três camadas...” Um fato ainda pior aconteceu: ficamos órfãos de documentação técnica. Isso é simplesmente horrível, visto que temos uma tendência muito forte a nos entusiasmar com uma tecnologia nova depois que aprendemos a fazer alguma coisa com ela. Sem a prática, o aprendizado de novas técnicas fica um pouco desestimulante.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo