Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 20. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

DELPHI 6 MUDANÇAS NO COMPILADOR

 

O Delphi 6 trouxe uma série de mudanças no compilador e na Run Time Library (RTL). Neste pequeno artigo, mostrarei um pouco destes novos recursos que encontrei nas poucas semanas que pude brincar com o novo Delphi. Observe que estamos tratando do compilador e da RTL, coisas que estão presentes em qualquer versão do Delphi 6.

Diretivas de Compilação

Existem várias diretivas de compilação novas no Delphi6. Obviamente, agora que o Kylix está disponível, precisamos tomar cuidado com códigos dúbios: um escrito especificamente para o Linux e outro escrito especificamente para o Windows. No Kylix, o compilador possui a diretiva KYLIX, e no Windows nós temos MSWINDOWS. Observe que o Delphi 5 não suporta a diretiva MSWINDOWS, e sim a WIN32.

 

Note também que, ao utilizar a diretiva KYLIX em uma cláusula, não é indicado decidir que a alternativa seguinte (ELSE) será inevitavelmente Windows, uma vez que, no futuro, poderá haver outras alternativas (CLX é multi-plataforma e pode ser facilmente modificado para rodar no Solaris ou no MacOS X).

 

A forma ideal para utilização da nova diretiva de compilação está descrita abaixo:

 

{$IFDEF MSWINDOWS}

  // some ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo