Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 20. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

DELPHI 6

Uma avalanche de novidades

 

A equipe da Borland parece ter vivido os últimos doze meses em um ritmo frenético de desenvolvimento. O número de novos recursos acrescentados ao Delphi é surpreendente. Neste artigo, apresento uma visão geral das melhorias e novidades da mais recente versão do Delphi, que já está disponível no Brasil.

Object Inspector

Foi expandido para incluir muitos novos recursos. Os destaques são a apresentação de propriedades por categorias e uma caixa de diálogo exclusiva para a configuração de cores e opções do Object Inspector. Outra mudança interessante: agora, propriedades somente-leitura, que antes não apareciam, podem ser mostradas no Object Inspector, o que é muito útil para ser ter uma visão mais completa dos componentes. Mas essas propriedades não podem ser alteradas em tempo de projeto, é claro.

 

Pode-se definir cores para cada tipo de propriedade, o que ajuda muito na navegação. Propriedades que fazem referência a outros componentes, por exemplo, vêm por padrão destacadas em vermelho (veja a Figura 1). Há conjuntos de opções, chamados "SpeedSettings", que podem ser usados diretamente ou configurados pelo desenvolvedor. Para os que estão migrando do VisualStudio, um SpeedSetting "VisualStudio Emulation" faz o Object Inspector ficar com a cara das ferramentas da Microsoft (Figura 2). Mas, ironicamente, no modo VisualStudio os recursos são mais limitados que no Object Inspector convencional.

 

Figura 1. Novos recursos de layout e visualização no Object Inspector

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo