Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 21. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Validando E-mails

 

É muito comum, atualmente, a criação de programas que armazenam endereços de e-mail em um banco de dados, como parte dos dados de clientes, empresas, fornecedores, etc.. Quando solicitamos a entrada de um endereço de e-mail em um sistema, como sabemos se o valor fornecido está formalmente correto? Neste artigo, mostrarei como validar endereços de e-mail, usando uma variação do RFC 822. (Um RFC – Request for Comment – é um documento técnico que define padrões na Internet).

 

Regras

 

O RFC 822 define um "Padrão para o formato de mensagens de texto na ARPANET" (do original: "Standard for the Format of ARPA Internet Text Messages"). Pode ser encontrado em www.isi.edu/in-notes/rfc822.txt. De acordo com as regras definidas nesse RFC, os seguintes podem ser considerados como endereços de e-mail válidos:

 

John Doe johndoe@server.com

John Doe <johndoe@server.com>

"John Doe" johndoe@server.com

"John Doe" <johndoe@server.com>

 

O código mostrado neste artigo não pretende validar endereços completos como estes, mas apenas o que é estritamente necessário para fazer uma mensagem chegar a um destinatário (como endereços do tipo "joaosilva@servidor.com"). Esse tipo simples de endereço é referenciado no RFC como "addr-spec", e tem a seguinte forma:

 

local-part@domain

 

Na Tabela 1, são apresentados os elementos e sub-elementos desse tipo de endereço de e-mail.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo