Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 23. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
image
Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Open Tools API

Aumentando o poder do Delphi

A Open Tools API é um dos recursos mais poderosos do Delphi e também um dos mais desconhecidos, tanto pela falta de documentação quanto pela complexidade do seu uso. Neste artigo vamos conhecer um pouco sobre esta misteriosa tecnologia e o que ela pode nos oferecer.

Apresentação da OTA

A Borland introduziu a Open Tools API (OTA) no Delphi 2, aprimorando a API nas versões subseqüentes. O Delphi 1 tinha somente uma interface para experts rudimentares que não se compara ao que temos hoje no Delphi 5 e 6.

A OTA pode ser definida como um conjunto de objetos e interfaces que permitem aos desenvolvedores adicionarem mais recursos ao Delphi, tais como editores de propriedades, Wizards e Experts.

Essa API foi desenvolvida para evitar que o programador fique limitado aos recursos do ambiente, o que é uma das grandes vantagens do Delphi em relação a outros produtos existentes no mercado de construção de software.

Vejamos algumas utilidades para a Open Tools API:

  • Adicionar novos menus na barra do Delphi, ou adicionar novos itens ou subitens de menus nos já existentes;
  • Interagir com o Code Editor, acessando diretamente o código fonte para manipulá-lo;
  • Manipular componentes e formulários no Form Designer;
  • Integrar ao IDE do Delphi ferramentas de controles de versão;
  • ...
    Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo