Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 26. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

WebSnap Essencial

Parte 3: Formulários, Fields e Producers

Entenda os detalhes por trás da geração de formulários HTML com o WebSnap

Formulários HTML estão presentes em praticamente todo site hoje em dia, seja em páginas de cadastro, de pesquisa, de votação ou de compra de produtos. Podemos  dizer que um dos requisitos para uma ferramenta de desenvolvimento é a sua facilidade em criar e manter formulários HTML. Até o Delphi 5, a melhor opção era o conjunto de componentes InternetExpress, que fornece uma interface de programação, unindo XML, JavaScript e HTML, tudo com o suporte ao desenvolvimento rápido. A WebSnap vai além: evolui o conceito de formulários e fornece uma interface ainda mais poderosa. É o que veremos neste artigo.

Formulários e o AdapterPageProducer

A primeira diferença notável é que a WebSnap permite criar, com a mesma facilidade, tanto formulários simples como formulários de dados. A base para os dois casos é o mesmo objeto, o Adapter, apresentado nas edições anteriores.

Para ilustrar, criaremos um pequeno aplicativo, com uma caixa de texto e um botão de comando. Quando o usuário clicar no botão, o texto digitado será repetido logo abaixo do formulário. Inicie uma nova aplicação WebSnap do tipo Web App Debugger Executable. A tela inicial deve ser configurada conforme a Figura 1.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo