Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 27. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Números de Versão

Mostre detalhes sobre a versão do sistema

Sempre achei que os sistemas deveriam mostrar ao usuário, de forma fácil e bem objetiva, o número atual da versão do sistema. Isto é muito útil, por exemplo para detectar quando o sistema está desatualizado e um problema reclamado já foi corrigido numa versão mais recente.

É muito fácil imaginar como fazer isto. Basta criar uma variável pública (ou uma constante) no form principal e mostrar o seu conteúdo onde achar mais conveniente – no Caption do form principal, na janela “Sobre” etc.

Informações de versão

Porém, podemos fazer diferente. O Delphi possui – a partir da versão 3 – um interessante recurso com informações sobre a versão atual. É bem simples ativá-lo e configurá-lo. Com o seu projeto aberto pressione CTRL-SHIFT-F11. Aparecerá a janela “Project Options”. Clique na guia “Version Info” (Figura 1) e marque a opção “Include version information in project”.

Figura 1. Configurações  de versão na janela Project Options

As informações que aparecem na janela tratam especificamente das informações de versão. Vamos por partes. Na caixa “Module version number” temos o número da versão dividido em quatro categorias:

Major version – Indica o número principal da versão.  Por exemplo,  em "Delphi 6", o “6” é o número principal. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo