Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 32. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.


 

InterBase mínimo

Técnicas para a criação de instaladores personalizados do InterBase/Firebird

 

O InterBase (e mais recentemente o Firebird) sempre foi conhecido pela sua facilidade de instalação e configuração. Esses sempre foram pontos altos nunca igualados por qualquer outro servidor SQL concorrente. Além disso, o InterBase/Firebird (IB) é um dos menores servidores de bancos de dados que existem, ocupando pouquíssimo espaço em disco.

Somando isso ao fato de ser um banco de dados open source e, portanto, poder ser distribuído gratuitamente, muitos desenvolvedores de software pretendem enviar o IB junto com seus produtos e gostariam de ter uma instalação única e personalizada de todo o pacote. Para que isto não se torne um caos, é interessante que alguns padrões sejam seguidos para evitar que produtos diferentes estraguem uma instalação prévia do banco de dados ou que a torne inoperante.

Esse artigo pretende indicar alguns caminhos a serem seguidos para evitar, ao máximo, problemas de instalação, e diminuir ainda mais o tamanho da instalação do IB. O artigo foi baseado em informações disponíveis na internet, principalmente em um ótimo documento escrito por David R. Robinson, apresentado na BorCon americana.

No código para download, disponibilizo um aplicativo que   desenvolvi que faz basicamente todo o processo descrito nesse artigo. É open source, portanto todos podem se aventurar em seu código, melhorá-lo e alterá-lo da maneira que quiserem.

 

Mais um instalador?

Você pode estar se perguntando o porquê de se ter um aplicativo para a instalação do IB, sendo que existem ótimos geradores de instaladores como o InstallShield, Wise etc. A resposta é que por mais que estes permitam uma customização do processo de instalação, eles nunca poderão alcançar o nível de customização de uma instalação desenvolvida por você.

Às vezes isso pode fazer a diferença, principalmente se você pretende criar uma instalação integrada e personalizada, sem mencionar o fato da maioria dos geradores serem aplicativos comerciais “pagos”. 

Instalação mínima do IB Client

Como sabemos, para que uma aplicação cliente possa acessar o servidor IB, o computador onde roda a aplicação deve ter instalado o IB Client, responsável pela interface da comunicação com o servidor. Para que esse cliente funcione são necessários no mínimo três arquivos que, juntos, somam menos de 1 Mb:

· gds32.dll – faz o meio de campo (interface) entre seu aplicativo e o servidor InterBase

· interbase.msg – contém as mensagens utilizadas pela biblioteca gds32.dll

· msvcrt.dll – módulo de runtime do Microsoft C (o InterBase para Windows foi desenvolvido em Microsoft C).

 

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo