Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 34. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF. imagem_pdf.jpg

Criando utilitários para internet

Parte 1: Ping e ICMP

 

Amigos, após um bom tempo afastado do prazer de escrever, estou de volta. Dizem que “o bom filho sempre à sua casa retorna”. A partir de agora, estaremos juntos, conhecendo tecnologias de desenvolvimento para internet e novos desafios na área.

Para começar, vamos conhecer um conjunto de utilitários normalmente utilizados por administradores de rede, mas de extrema utilidade para desenvolvedores de aplicações para internet. Usando componentes Indy, vamos desenvolver uma nova versão para o ping.

Mas o que é ping? O utilitário ping, encontrado na maioria dos sistemas operacionais, é utilizado para enviar um pacote de dados, “ouvir” uma resposta de um determinado servidor, e medir o tempo para que esta resposta retorne. A resposta pode ser nula, quando não se consegue estabelecer uma comunicação com o servidor ou terminal remoto.

Normalmente os testes de ping são feitos em servidores de internet, firewalls, roteadores e servidores de banco de dados. Veja na Figura 1 um exemplo deste utilitário rodando no Windows.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo