Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 37. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Componentes companheiros

Criando componentes através da composição

Lembro-me dos bons e velhos tempos, quando eu criava componentes para uma equipe de desenvolvedores. Em 1995, quando o Delphi ainda era pouco conhecido, alguns se aventuravam na criação de classes e componentes, mas parece que o glamour que tinha essa atividade na época acabou. Hoje existem milhares de bibliotecas de componentes, e isso desencoraja até os mais céticos desenvolvedores a criarem os seus próprios componentes.

Mas aqui estou para resgatar os tempos de glória, e demonstrar a facilidade da criação de componentes através de uma velha técnica: fazer uma composição de dois ou mais componentes, aproveitando os recursos individuais e disponibilizando novas funcionalidades.

TEditButton

Em nosso exemplo, vamos unir um TEdit e um TButton, criando um componente que chamaremos de TEditButton. Chame o assistente de criação de componentes usando o comando Component|New Component e configure as opções como mostrado na Figura 1.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo