Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 37. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Migrando para o .NET

Criando aplicações com o novo Preview do Delphi for .NET

Na Edição 33, conhecemos a plataforma .NET e o Delphi for .NET Preview, no artigo de Daniel Polistchuck. Neste artigo, daremos continuidade aos nossos estudos sobre o .NET.

A plataforma .NET certamente representa uma grande mudança para nós desenvolvedores Delphi. Como sabemos, a Borland já anunciou a versão do Delphi para .NET, chamada, naturalmente, de Delphi for .NET. A mudança para a plataforma .NET será, possivelmente, tão importante quanto foi a mudança do DOS para o Windows.

Delphi for .NET Preview

Agora com o .NET, devemos programar em C#, Visual Basic? Calma! Como diz o slogan da Borland, “Não importa a tecnologia, a ferramenta é Borland”. A Borland nos levou ao mundo Linux com o Kylix e agora vai nos levar ao .NET com o Delphi for .NET. Então, se você já programa em Delphi seu conhecimento não irá por água abaixo. Existe uma filosofia da Borland que admiro e respeito muito – a de preservar o investimento no aprendizado do Delphi feito durante anos. Mas claro, será importante aprender alguns conceitos sobre o funcionamento do .NET e conhecer as diferenças entre o Delphi e o Delphi for .NET.

Como você sabe, o Delphi 7 já veio com um Preview do Delphi for .NET. Ele, basicamente, é um compilador, com parte da RTL e da VCL; nada de IDE por enquanto. A Borland está, nesse momento, trabalhando no projeto apelidado de Galileo, que será um concorrente direto do Visual Studio da Microsoft. De forma semelhante, terá uma IDE com suporte a várias linguagens para .NET, entre elas Delphi, claro.

No fechamento deste artigo, a Borland ainda estava portando a RTL e as classes da VCL para o .NET. Se você abrir o código fonte das units instaladas com o Preview, verá uma indicação "experimental" no cabeçalho delas. Além disso, dando uma olhada no To-Do List das units, dá pra notar que a equipe da Borland está trabalhando duro na migração do código.[FVM1]  A versão final do Delphi for .NET, com IDE própria, está prevista para o início de 2003 (extra-oficial). Observe que, como estamos trabalhando com uma versão preliminar da ferramenta, muitos códigos aqui apresentados poderão mudar até que a versão final do produto seja lançada.

Neste artigo, veremos como construir uma aplicação bastante simples em Delphi 7, e depois a portaremos para .NET, usando o Preview. Veremos como instalar o SDK do .NET,  o Preview do Delphi for .NET e também um plugin para a IDE do Delphi 7. Depois do exemplo são explicados mais alguns detalhes técnicos sobre a plataforma .NET e, ao final, veremos como construir um único código que seja compatível com Delphi for .NET e Kylix.

Instalação

Para construir a aplicação deste artigo, você precisa estar usando Windows NT 4 SP 6, Windows 2000 SP 2 ou Windows XP (ou ainda a versão beta do Windows.NET). Primeiro, você deve instalar o SDK do .NET, que pode ser obtido em www.msdn.microsoft.com/net (o arquivo tem 131 Mb). Como vamos desenvolver uma aplicação, devemos instalar o Framework SDK e não apenas o Runtime, que é usado apenas para dar suporte à execução de aplicações .NET.

Atualmente já existem dois Service Packs para o .NET Framework SDK. Aconselho instalar o segundo, que tem apenas 6,43 Mb e pode ser obtido no endereço www.microsoft.com/net (não é necessário instalar o primeiro SP). É claro que futuras versões do Windows, como o Windows .NET (sucessor do XP), já trarão todas as bibliotecas do .NET instaladas.

O próximo passo é instalar o Delphi for .NET Preview, que pode ser encontrado no CD que acompanha o Delphi 7. No entanto, o exemplo que mostrarei aqui foi construído utilizando o Update Pack 1 do Preview (baixe-o a partir de bdn.borland.com/article/0,1410,29302,00.html). Note que você não precisa instalar o Preview do CD do Delphi; basta instalar o Update 1, e ele já instala todas as bibliotecas necessárias.  (Se o Preview já estiver instalado, remova-o antes de instalar o Update). A instalação requer, no mínimo, o Service Pack 1 do .NET Framework SDK. Veja alguns passos da instalação do Preview na Figura 1.

Após instalar o Update 1, você deve executar o arquivo $DelphiPreview\Source\Rebuild.bat para que as units do Preview sejam recompiladas. Durante o processo, serão mostrados vários warnings que, segundo a Borland, são conhecidos e não causarão problemas.

 

Figura 1. Instalação do .NET Framework SDK e do Delphi for .NET Preview

Plugin .NET para o Delphi 7

Embora o Preview ainda não disponibilize uma IDE, podemos instalar um plugin no Delphi 7, que permite realizar algumas operações básicas do .NET a partir do Delphi. O plugin pode ser obtido em: ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo