Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 39. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

Linguagem padrão

Padrões de codificação e formatação automática

Como sabemos, o Object Pascal (recentemente renomeado para "Delphi Language") é uma linguagem de programação extremamente poderosa e legível. Apesar disso, alguns programadores às vezes escrevem programas ininteligíveis, até mesmo para o programador mais experiente.

Em todo projeto bem organizado, o código fonte não deve ser considerado apenas como um resultado intermediário do processo de desenvolvimento. O código constitui um elemento essencial, tanto para as atividades de validação quanto para o processo de manutenção. Com essa perspectiva, o código fonte passou a ser objeto de estudos, visando a criação de padrões para manter a uniformidade e a legibilidade. Além de evitar a criação de código fonte ambíguo e inconsistente, o uso de padrões de codificação pode aumentar a produtividade, pois facilita a comunicação entre os membros da equipe.

Para levar a discussão sobre padrões do abstrato para o concreto, vamos analisar um padrão amplamente utilizado – o padrão de codificação convencionado pela Borland. As próximas seções descrevem resumidamente esse padrão.

Convenções de nomeação

Arquivos

O nome dos arquivos de um projeto devem ser iniciados com letra maiúscula; as letras restantes devem ser minúsculas e, caso o nome do arquivo seja formado por mais de uma palavra, cada palavra deverá ser iniciada também com letra maiúscula (esse uso de maiúsculas e minúsculas é chamado de infix caps ou camel caps). A extensão do arquivo deve ser escrita com letras minúsculas. Alguns exemplos:

 

ContasAPagar.dpr

Principal.dfm

CadastroClientes.pas

Classes e campos

Além de seguir o padrão infix caps, o nome de uma classe deve ser iniciado com a letra “T” maiúscula. Por exemplo:

 

TParser

TBackup

TMinhaClasse

 

Nomes de campos (fields) devem seguir o mesmo padrão, só que começando com a letra “F” maiúscula (de Field). Veja um exemplo:

 

TCliente = class(TPessoa)

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo