Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 43. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Impressão de Código de Barras

Uma abordagem prática

 

                 Na internet estão disponíveis diversos componentes para geração e impressão de códigos de barra utilizando o Delphi e impressoras a laser ou a jato de tinta. Pessoalmente, ao trabalhar com diferentes impressoras, tive alguns problemas, quanto à resolução, configuração de página, impressão nas margens das etiquetas, geração de grandes quantidades, etc., o que comprometia a confiabilidade de meus sistemas.

                 Devido a esses e outros problemas, considero que a maneira mais simples e eficaz de imprimir códigos de barra seja utilizando impressoras específicas para esse fim. Durante a fase de testes e implementação desse artigo utilizei uma impressora da marca Eltron, mais especificamente a Eltron TLP2642, que é programada através de um conjunto de instruções ASCll próprio, chamado EPL (Eltron’s Programming Language). Esse conjunto de instruções serve de base para toda a linha das impressoras da mesma marca, e as instruções são bastante semelhantes às de outras marcas do mercado. Assim sendo, após o estudo deste artigo o leitor estará familiarizado com o conceito geral e preparado para utilizar qualquer impressora do gênero.

 

Acessando a impressora

                 Caso deseje, o usuário da impressora pode utilizar softwares prontos disponíveis para download ou nos que acompanham as impressoras. Testei o demo do software visual Create-A-Label para confecção de etiquetas (veja a Figura 1). Você pode baixá-lo diretamente de WWW.zebra.com/downloads/CAL3/CAL3_V3_06.exe (caso a versão mude, basta procurar o download mais atual no site WWW.zebra.com). O pacote inclui o software Database Editor, que permite a impressão de etiquetas baseadas em bancos de dados.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo