Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 47. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

DBGrids Persistentes

Salve e recupere alterações em runtime

Quando estamos trabalhando no Form Designer do Delphi, qualquer alteração feita em uma propriedade de um componente ficará gravada ("persistida") no arquivo .dfm. Porém, como sabemos, mudanças feitas em tempo de execução são perdidas quando a aplicação termina. Algumas vezes, é interessante manter essas configurações e garantir que  sejam carregadas quando a aplicação for novamente executada. Neste artigo veremos como gravar e recuperar configurações feitas em tempo de execução em componentes DBGrid, como cor, fonte, título das colunas etc.

 

Nota – Veja também na Edição 44 um artigo sobre outros segredos e uso avançado do DBGrid.

Persistindo propriedades

Não é difícil persistir as configurações de colunas de um DBGrid definidas em tempo de execução. Você pode utilizar os métodos SaveToFile ou SaveToStream da propriedade Columns do DBGrid. Por exemplo:

 

DBGrid1.Columns.SaveToFile('DBGrid.cfg');

...

DBGrid1.Columns.LoadFromFile('DBGrid.cfg');

 

A desvantagem em utilizar essa técnica é que você geralmente precisará criar um arquivo para cada DBGrid da aplicação.

Uma alternativa é usar o método SaveToStream para salvar a configuração de uma coluna individual em um arquivo .ini, ou no arquivo de registro do Windows. O código a seguir mostra como:

  ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo