Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 47. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

RXLib em Detalhes

Conheça um dos mais populares pacotes de componentes gratuitos

Acredito que boa parte dos desenvolvedores Delphi já ouviu falar ou já trabalhou com os componentes apresentados no artigo deste mês. Pois bem, a RX Lib dispensa apresentações: é uma das mais conhecidas e utilizadas bibliotecas de componentes para Delphi. Desenvolvida pelos russos Fedor Kozhevnikov, Igor Pavluk e Serge Korolev, ela adiciona muitos componentes ao Delphi, que incrementam ou suprem necessidades dos componentes da VCL.

Além de ser freeware, a RX Lib é distribuída com código fonte, podendo servir também como uma valiosa fonte de estudo para quem deseja se familiarizar com a criação de componentes.

Instalação e Configuração

Você pode fazer download da RX Lib a partir de sourceforge.net/projects/rxlib; feito isso, descompacte o ZIP em um diretório à sua escolha. Como não existe um instalador automático, o procedimento de instalação e configuração dos pacotes deve ser feito manualmente, o que requer alguns cuidados. O processo compreende duas etapas: compilação dos pacotes de runtime e instalação dos pacote de design-time.

Pacotes de Runtime

Abra o pacote rxctlX.dpk (onde X é a sua versão do Delphi), localizado no diretório units dentro do diretório RXDIR (usaremos esse código para representar o diretório onde foi descompactado o ZIP).

 

Nota – Os arquivos .bpl gerados mediante compilação dos pacotes de runtime devem ser colocados em um diretório que esteja no path do Windows. Aconselho colocá-los no próprio diretório Bin do Delphi. Para que os arquivos sejam compilados diretamente nesse diretório (evitando a cópia manual), use Project|Options>Directories/Conditionals e na opção Output Directory digite $(Delphi)\Bin.

 

Compile o pacote, mas não o instale (você deverá receber alguns warnings do Delphi, mas isso é esperado). Repita os mesmos passos para os pacotes rxdbX.dpk e rxbdeX.dpk. Clique em Tools|Environment Options>Library e na opção Library Path adicione o caminho RXDIR\units.

Pacotes de DesignTime

Abra os pacotes dclrxX.dpk e no editor que aparece clique no botão Install – você deverá receber uma mensagem indicando que os componentes foram instalados com sucesso. Repita os mesmos passos para os pacotes dclrxdbX.dpk e dclrxbdX.dpk. Feche todos os editores, salvando as alterações. Serão adicionadas três paletas ao Delphi: RX Controls, RX Tools e RX DBAware (veja as Figuras 1, 2  e 3). Analisaremos agora seus principais componentes.

 

imagem

Figura 1. Paleta RX Controls

 

imagem

Figura 2. Paleta RX Tools

 

imagem

Figura 3. Paleta RX DBAware

  ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo