Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 51. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Delphi e Java

Integração com JNI

 

É cada vez maior a procura pela integração entre as linguagens Delphi e Java. Java, pela sua robustez e independência de plataforma; o Delphi, com seu "jeito RAD de ser”, para construir aplicações desktop com velocidade e performance imbatíveis.

Atualmente temos várias formas de comunicação entre as duas linguagens: Web Services, Corba etc. Não abordaremos nenhuma dessas situações aqui, mas sim, uma maneira de comunicação direta através de JNI (Java Native Interface).

JNI é uma API desenvolvida pela Sun que permite realizar chamadas diretas (de modo bi-direcional) entre Java e o código nativo de uma plataforma. O problema é que, quando se fala em JNI, já se associa esse código nativo à linguagem C ou

C++. O JDK possui inclusive um utilitário chamado javah.exe, que gera cabeçalhos em C para código nativo a ser acessado pelo Java.

Neste artigo iremos trabalhar com JNI e Delphi. Isso só é possível graças a Matthew Mead, um explorador do JNI, que desenvolveu uma tradução do JNI clássico do C para a linguagem Delphi.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo