Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 51. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Firebird Embedded Server

Crie catálogos em CD-ROM e versões de suas aplicações usando Firebird

 

Com o lançamento do FB 1.5, além dos inúmeros recursos adicionados ao servidor, os usuários podem contar agora com uma versão Embedded! O que é isso? Simplesmente um servidor FB completo, com todos os recursos disponíveis na versão tradicional do FB, só que em uma única DLL!

A grande vantagem desse tipo de servidor é facilitar a vida dos desenvolvedores que desejam criar versões de demonstração dos seus softwares, catálogos em CD-ROM ou distribuir seus softwares para utilização em ambiente mono-usuário, sem que haja necessidade do usuário final instalar um servidor FB em sua máquina.

Neste artigo mostrarei como utilizar o FB Embedded Server em uma aplicação Delphi. Usaremos o velho e conhecido projeto FishFact dos demos do Delphi, convertido de BDE para IBX para fazer o acesso ao banco de dados.

 

O servidor Embedded

O FB Embedded possui todos os recursos e funcionalidades de um servidor FB padrão. No entanto, existem algumas características que os diferenciam e que devemos estar cientes:

 

1. O servidor Embedded ignora todas as chaves de registro do Windows específicas do FB. O diretório raiz do servidor Embedded é o diretório onde se encontra sua DLL;

 

2. O servidor Embedded também pode fazer o papel da biblioteca cliente do FB (fbclient.dll) para acessar um servidor que esteja em outra máquina da rede. No entanto, caso você tenha o FB padrão rodando na mesma máquina do Embedded, deverá conectá-lo usando TCP/IP ao invés de usar o protocolo de' conexão local, usando localhost como nome do servidor; ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo