nuamos cada vez mais acumulando papel em nossas gavetas, arquivos, escritórios. Tudo isso ocupa muito espaço ao longo do tempo. Empresas precisam manter um histórico de seus documentos contábeis por alguns anos e quando algum documento antigo é solicitado, se pegam perdidos procurando por entre caixas e caixas. A tecnologia hoje oferece um atenuante para esse problema, os sistemas especialistas em GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos).

Esses sistemas tem a missão de digitalizar esses documentos importantes e indexá-los de tal forma que se torne fácil sua visualização, localização e reprodução ao longo dos anos. No Brasil isso já uma realidade. Em diversos cartórios para se realizar um reconhecimento de firma não se buscam mais as fichas e sim a imagem digitalizada dela em um sistema GED. Até mesmo para uso interno empresas utilizam esse recurso para localizar aquele pedido feito por um cliente, ou aquela Nota Fiscal.

Nos últimos anos esse é um mercado crescente que até então utilizava o que era o mais adequado. Os documentos digitalizados eram armazenados no formato de imagem .TIFF. Esse formato permite uma boa reprodução da imagem quando necessário e por ter uma compactação superior, resolvia bem um problema novo criado pelo GED: o espaço em disco para armazenar todos os documentos digitalizados.

Porém a internet e a mobilidade chegaram e com elas novos requisitos ao GED foram solicitados. Esses documentos digitalizados agora precisam estar disponíveis na internet. Claro que não para todos, mas para quem interessa e tem permissão de visualizar. Esse foi o desafio encontrado, como vamos compartilhar a visualização um arquivo .TIFF na ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo