utorNome style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt; TEXT-ALIGN: justify"> 

 

Neste artigo veremos

·                         O que são API’s;

·                         Como usá-las na prática;

·                Para que servem.

Qual a finalidade

·                Entender ainda melhor o que se passa pelos bastidores de nossos sistemas.

Quais situações utilizam esses recursos?

·                Qualquer tipo de software está sujeito ao uso de API’s, seja para controlar um determinado hardware, seja para ajustar algum software.

 

Resumo DevMan

Neste artigo aprenderemos o que são as Interfaces de Programação de Aplicativos (API’S), como usá-las no dia-a-dia. Veremos também como identificar uma API e por onde começar para desenvolver usando-as.

Faremos alguns exemplos práticos para exercitar o aprendizado.

 

A grande vantagem em ser um profissional de programação, a meu ver, é que acabamos, involuntariamente, conhecendo a fundo o sistema operacional para o qual desenvolvemos. Sou capaz até de afirmar que o principal requisito para ser um bom programador é, certamente, conhecer ao máximo todas as características e funcionamento do S.O. Isso porque um dos principais fatores para se desenvolver um bom aplicativo está na sua boa integração com a plataforma onde será executado.

Softwares desenvolvidos em Delphi têm como plataforma alvo o sistema operacional da Microsoft: o Windows. Quando desenvolvemos em qualquer versão do Delphi já estamos, de certa forma, compatibilizando nosso sistema com o Windows. Mas às vezes nos deparamos com situações inusitadas que nos levam a entender o funcionamento mais detalhado do S.O. para que a aplicação rode corretamente.

Também há situações em que precisamos de certa ajuda da plataforma para realizar determinadas tarefas, como saber o tamanho de um arquivo ou usar o gerenciador padrão de envio de e-mail, por exemplo.

Neste artigo veremos como funcionam as API’s. Elas nos auxiliam e realizam as mais diversas tarefas, desde as mais simples até as mais e complexas e demoradas. Entenderemos o que são, para que servem e como usá-las. Aprenderemos que, além do Windows, outros programas também são dotados de API’s.

 

O que são API’s?

Interface de Programação de Aplicativos (API), é um conjunto de instruções e rotinas de um determinado software que se faz externo para que outras aplicações façam uso dele. Em outras palavras, um aplicativo pode expor um conjunto de rotinas que podem ser utilizadas por qualquer linguagem de programação. Essas API’s são funções disponíveis apenas para uso em programação e não são divulgadas ou utilizadas por usuários. Elas permitem, dentre tantas coisas manipular informações do aplicativo, criar janelas (no caso do Windows), acessar arquivos, criptografar dados etc.

Quando abrimos o Delphi, um novo formulário e, consequentemente, uma nova aplicação é gerada. O formulário criado já possui as características básicas do sistema operacional. Por exemplo: o conjunto de botões Minimizar, Maximizar/Restaurar e Fechar, já faz parte do sistema operacional e é controlado por uma API. Desta forma, todos os nossos formulários possuem as mesmas características. Isso significa que usamos API e nem mesmo sabemos. Além do Windows podemos citar outros exemplos de softwares que possuem API’s como o BDE Administrator, software usado para conexão a bancos de dados.

Se entendermos e soubermos como manipular API’s de um determinado programa, podemos simplesmente ter mais controle da situação em determinados momentos, ou apenas, facilitar nosso trabalho.

 

Construindo exemplos

Para exemplificar e entendermos ao certo como utilizar API’s, vamos construir uma série de exemplos e ver seu funcionamento. De início vejamos como fazer nossos formulários abrirem de forma animada em nossas aplicações.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo