T size=2>Leitura obrigatória: Web Mobile 2, J2ME: Como começar.

 

No artigo anterior foi visto como desenvolver um web service simples utilizando o framework Axis e uma aplicação cliente para acessá-lo. Além disso, mostramos também como configurar o ambiente de desenvolvimento (container web Apache Tomcat 5.0.28, o framework Apache Axis 1.1) para permitir o desenvolvimento e o acesso aos web services.

O objetivo deste segundo artigo é mostrar uma outra abordagem para implementar web service utilizando o Axis e também como acessá-lo através de aplicações para desktop (J2SE) e para dispositivos móveis (J2ME). Nessa nova abordagem, será utilizado WSDD (Web Services Deployment Descriptor) que gerencia informações para publicação do web service, tornando os acessos mais rápidos, fáceis e utilizando uma solução computacional mais profissional.

Web service

O Web service que será utilizado como exemplo durante esse artigo consiste em um programa que realiza o cálculo de fatorial (veja a Listagem 1).

 

01. public class ServidorWS { //declaração da classe ServidorWS

02.    //lembramos que o fatorial de um número é o próprio número

03.    //multiplicado por todos seus números inteiros menores

04.    //exemplo: Fatorial de 5 = 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120

05.    public long fatorial( int n ) { //declaração do método fatorial

06.

07.       long fat = 1;

08.     

09.      for ( int i = n; i >= 1; i-- ) {

10.         fat = fat * i;

11.      }

12.   

13.      return fat;

14.   

15.    } //fim do método fatorial

16. } //fim da classe ServidorWS

Listagem 1. ServidorWS.java – Web service para cálculo fatorial.

 

Como pode ver, essa aplicação consiste em uma simples classe Java. Para transformá-la em um web service, copie o arquivo para home_tomcat/axis/ trocando o nome do arquivo de ServidorWS.java para ServidorWS.jws.

O framework Axis se baseia no arquivo .jws para criar o arquivo de definição WSDL. Com isso,  todos os métodos públicos existentes nesta classe serão automaticamente disponibilizados para terceiros. Gerar o arquivo WSDL de forma automática é uma característica presente em poucos frameworks, por este motivo o Axis se destaca.

Para visualizar o arquivo WSDL do web service, basta iniciar o Tomcat, abrir o navegador e digitar: http://localhost:8080/axis/ServidorWS.jws?wsdl (ver Figura 1).

 

image001.png

Figura 1. WSDL visualizado no browser.

Gerando o WSDD (Web Service Deployment Descriptor)

Uma dificuldade quando se trabalha com web service é descobrir se já foi implementado um serviço que atenda suas necessidades para não correr o risco de se “reinventar a roda”. Para minimizar esse problema, é aconselhável registrar o web service desenvolvido no servidor (no nosso exemplo, o Apache Axis), facilitando a pesquisa dos serviços disponíveis. Esse repositório central é conhecido como UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) (ler Nota 1).

 

Nota 1. UDDI na internet

Na internet, o site http://www.uddi.org/ possui uma lista extensa de web services disponíveis para acesso.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo