Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 15 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


Desenvolvimento

Linhas de Produtos de Software

Introdução, conceitos e desafios para sua adoção

 

 

De que trata o artigo:

Linhas de Produtos de Software é um novo paradigma da Engenharia de Software voltado à extrema utilização do reuso para a construção de famílias de produtos. A ênfase do artigo é dada aos conceitos iniciais da abordagem e a análise de domínio de características, uma das etapas principais para o estabelecimento das plataformas de produção.

 

Para que serve:

As Linhas de Produtos permitem que se estabeleça a infra-estrutura necessária para que uma família de produtos, aplicações que fornecem serviços parecidos, contudo, diferenciados, seja constituída para a construção rápida das aplicações.  

 

Em que situação o tema é útil:

Para empresas que atuam em um segmento específico de mercado e, dentro dele, querem oferecer produtos mais diferenciados de acordo com o perfil de consumidores que possuem.

 

 

Não seria legal se para desenvolver uma aplicação de software precisássemos apenas escolher artefatos para que no final tivéssemos a aplicação funcionando? Um dos temas em maior evidência nos últimos anos é a Engenharia de Linhas de Produtos de Software (LPS), um paradigma para o desenvolvimento de aplicações, que traz como bandeira uma filosofia audaciosa para o conceito amplo de reuso. Aqui são apresentados conceitos introdutórios sobre este assunto e mencionados os desafios existentes nesse complexo universo. Neste artigo será tratado com mais ênfase a análise de domínio orientada a features.

A origem das Linhas de produtos ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo