Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 15 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Validação, Verificação & Teste

Testes de Software, um processo criativo

 

De que trata o artigo:

Este artigo aborda o tema processo de testes de software mostrando uma maneira de agrupar as atividades de testes em etapas, com objetivos bem definidos. Ele mostra que a organização das atividades pode ter um impacto positivo significativo na qualidade do produto gerado, e que muito mais do que burocracia é preciso criatividade para um bom desempenho de tais atividades.

 

Para que serve:

Uma maneira de se avaliar a qualidade de um produto é através da realização de atividades de testes. Porém, se essas atividades forem realizadas de maneira ad-hoc, ou seja, sem um planejamento nem estruturação, pode não ficar tão evidente a dimensão da contribuição que os testes podem trazer para a qualidade de um produto. Por isso, é fundamental a definição e utilização de um processo para guiar a equipe de testes na condução de suas atividades.

 

Em que situação o tema é útil:

Uma vez entendida a importância da realização de testes em um projeto, é prudente que estas comecem de maneira mais estruturada possível. A visão geral de um processo de testes fornecida por este artigo dá uma idéia de como implantar as atividades de testes em uma organização com um mínimo de organização.

 

Um importante fator de sucesso de um software é sua qualidade. Existem diversas maneiras de se avaliar a qualidade de um produto, uma dessas maneiras é a realização de atividades de testes de software por uma equipe especializada no assunto. O principal objetivo dessas atividades é descobrir se o produto está de acordo com as exigências do cliente. A introdução dessas atividades em uma organização deve ser feita de maneira estruturada, de forma que lhe permita uma boa definição de quais atividades devem ocorrer em um projeto, em que sequência e por quem estas devem ser realizadas.

O Processo de Testes de Software

As atividades de testes de software são diversificadas, e são mais bem desempenhadas se estiverem organizadas em um processo. Koomen, em seu livro chamado Test Process Improvement: A step-by-step guide to structured testing, estima que entre 25% e 50% dos custos e esforços de um projeto são gastos com testes. Daí a importância de investimentos em definição e melhoria de um bom processo de testes de software para uma organização. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo