Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 20 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Verificação & Validação

Atividades Aliadas dos Testes de Software

 

De que trata o artigo:

Este artigo apresenta diversas atividades que podem ajudar no direcionamento das atividades de testes de software. Para cada atividade, é apresentada sua definição. Em seguida, são apresentados alguns benefícios e algumas dificuldades que podem surgir durante sua realização.

 

Para que serve:

Fornecer a gerentes, líderes e demais integrantes de equipes de desenvolvimento e testes de software algumas opções para ajudar na condução das atividades de testes.

 

Em que situação o tema é útil:

Conhecer e aplicar algumas das atividades mencionadas neste artigo pode ajudar a minimizar os custos de um projeto de desenvolvimento de software através do direcionamento das atividades de testes.

 

 

A qualidade de um software pode estar relacionada à existência de defeitos inseridos durante o seu desenvolvimento ou manutenção. Entende-se por defeitos uma inconsistência em um componente ou sistema que o impeça de funcionar corretamente (Grahan, et al. 2006).

Dependendo da severidade do defeito encontrado em aplicações, diversos podem ser os prejuízos que este pode causar aos seus usuários. Alguns artigos e sites chegam a enumerar o que autores consideram os piores defeitos de todos os tempos. Um exemplo é a lista feita por Paul Bourdeaux, publicada em fevereiro de 2009, com o título Top Ten Most Infamous Software Bugs Of All Time.

Entre os defeitos enumerados nestes sites e artigos estão:

·         Erros de conversão de unidades, acarretando em grandes prejuízos financeiros como a perda da nave espacial Mars Climate Orbiter da NASA, em setembro de 1999;

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo