Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 22 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Projeto

Arquitetura Orientada a Serviços

Sobre o que você precisa refletir para adotá-la em um contexto empresarial

 

 

De que trata o artigo:

SOA traz diversos benefícios em um contexto empresarial. Porém não podemos simplesmente comprar uma SOA em uma prateleira. Neste intuito, este artigo discute alguns desafios e ingredientes que devem ser considerados e pensados na adoção de uma SOA.

 

Para que serve:

Mostrar alguns dos desafios e ingredientes que devemos ter em mente e que precisamos definir para implantarmos uma SOA em um contexto empresarial, minimizando os riscos e as chances de fracasso.

 

Em que situação o tema é útil:

Em um contexto empresarial, SOA permite que organizações com infra-estrutura de aplicações fragmentadas, sob a administração de diferentes áreas de negócio, possam integrar estas aplicações no nível de serviço. Além disso, SOA permite um maior alinhamento da TI com o negócio. Tendo estes benefícios em mente, é importante considerar os aspectos tecnológicos e não tecnológicos que podem influenciar o sucesso de sua adoção.

 

Em seu livro, Josuttis faz a seguinte afirmação sobre Arquitetura Orientada a Serviço (SOA): “O problema é que você não pode simplesmente comprar SOA, você tem que entendê-la e vivê-la. SOA é um paradigma. SOA é uma maneira de pensar. SOA é um sistema de valores para a arquitetura e design” [Josuttis, 2007]. Isso quer dizer que, assim como o paradigma de Orientação a Objetos, o paradigma Orientado a Serviços requer aspectos tecnológicos e não tecnológicos para ser bem sucedido. Ou seja, além do amparo ferramental, é necessário um conjunto de métodos, técnicas, processos e boas práticas para adotar uma SOA com sucesso.         

Este artigo não tem o objetivo de apresentar um passo a passo de como adotar uma SOA em uma empresa, mas de mostrar alguns dos desafios e ingredientes que devemos ter em mente e que precisamos definir para implantarmos uma SOA, minimizando os riscos e as chances de fracasso.

Conceitos iniciais

Existem diversas definições sobre SOA e serviço, porém nenhuma delas é tida como a oficial. Muitas destas definições vêm de fornecedores que as definem de acordo com as soluções que eles fornecem. Alguns exemplos de grandes fornecedores são a IBM, Microsoft e Oracle. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo