Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 23 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Planejamento e Gerência

Métricas e Planejamento com XPlanner

Melhore o planejamento e acompanhamento das atividades com a ferramenta XPlanner

 

De que trata o artigo:

Instalação e utilização da ferramenta XPlanner. Você conhecerá como esta ferramenta open source pode colaborar no processo de planejamento e acompanhamento das atividades de desenvolvimento de software.

 

Para que serve:

Proporcionar o planejamento e acompanhamento das atividades inerentes à Engenharia de Software. Além disso, a ferramenta fornece suporte ao desenvolvimento tradicional e às metodologias ágeis, onde todas as informações adquiridas no desenvolvimento das tarefas podem ser armazenadas e utilizadas como base histórica.

 

Em que situação o tema útil:

Nos projetos de desenvolvimento de software, sobretudo quando se deseja otimizar os recursos humanos existentes para o desenvolvimento das tarefas. Se você trabalha em uma fábrica de software e precisa planejar, acompanhar e extrair métricas inerentes às atividades que sua equipe está realizando, a ferramenta XPlanner apresenta-se como uma ótima alternativa para este propósito.

 

 

O XPlanner é uma ferramenta de código livre utilizada para auxiliar no planejamento e acompanhamento de projetos de software, podendo ser utilizada em processos de desenvolvimento tradicionais e ágeis. Ela fornece aos desenvolvedores uma forma mais fácil de acompanhar o andamento do projeto, possibilitando a comunicação de toda a equipe, mesmo sendo em diferentes tarefas, para todos terem controle do que está sendo feito dentro do projeto.

Neste artigo vamos abordar, de forma prática, os procedimentos de instalação da ferramenta XPlanner. Em seguida iremos explorar suas principais funcionalidades, que permitem que as equipes tenham uma melhor visão do desenvolvimento das diversas tarefas que estão sendo desenvolvidas. Tal visibilidade proporciona, através dos dados históricos fornecidos pela ferramenta, planejamentos futuros mais precisos.

O que é o XPlanner?

Ferramenta open source implementada em Java para auxiliar o planejamento de projetos de desenvolvimento tradicionais ou ágeis, onde todas as tarefas executadas durante o projeto são armazenadas. O XPlanner tem como principal objetivo fornecer aos times uma forma mais fácil de controlar o andamento do projeto. Suas principais características são as iterações, “users stories” e as tarefas, referentes ao projeto de software, que podem ser planejadas e posteriormente acompanhadas, dando maior visibilidade à equipe quanto a evolução das atividades.

No XPlanner há apenas dois níveis de usuários: o System Administrator e o usuário comum. O primeiro nível tem a responsabilidade de criar os demais usuários que utilizarão a ferramenta, sendo recomendado, por medida de segurança, que este nível esteja centralizado em uma ou duas pessoas no máximo.

Instalando o XPlanner

Antes de apresentarmos o processo de instalação, vamos conhecer os pré-requisitos necessários para a instalação do XPlanner:

·         Banco de dados MySQL 5.0;

·         Tomcat – O XPlanner precisa de um servidor para que seja executado, e o Tomcat é um ...